Os 15 programas mais antigos da televisão brasileira: Eles nunca saíram do ar e seguem firmes e fortes até hoje!
    Luiz Eugênio de Castro
    Luiz Eugênio de Castro
    -Redator
    Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

    Alguns começaram ainda na década de 60 e continuam na ativa para a alegria dos telespectadores.

    Divulgação/TV Globo

    Você sabia que alguns dos programas mais antigos da televisão brasileira ainda estão no ar, firmes e fortes, décadas após suas estreias? É verdade! Essas atrações, muitas vezes comandadas por grandes estrelas nacionais, já testemunharam mudanças significativas no mundo, atravessaram gerações diferentes e continuam fazendo sucesso nas telinhas.

    A seguir, o AdoroCinema sacia sua curiosidade e revela quais são as 15 programas mais duradouros da TV aqui no Brasil. Acompanhe!

    1. Mosaico na TV

    Reprodução/X

    Completando 63 anos de exibição em 2024, Mosaico na TV é um programa icônico da televisão brasileira. Lançado em 1961 por Francisco Gotthilf na extinta TV Excelsior, a atração se tornou a mais antiga em atividade no país, superando até mesmo o Programa Silvio Santos.

    Voltado à comunidade judaica, o formato oferece um conteúdo rico em cultura, informação e entretenimento, refletindo a história dos judeus no Brasil e no mundo. Atualmente, o Mosaico é dirigido por Roni Gotthilf, filho do fundador, e continua a ser uma referência cultural na TV. Vai a ar todas as terças e quartas-feiras, às 21h, nos canais 9 (Net), 186 (Vivo) e 8 (Vivo Fibra).

    2. Programa Silvio Santos

    Divulgação/SBT

    O Programa Silvio Santos foi criado e e apresentado pelo saudoso Silvio Santos ao longo de muitas décadas. A atração estreou em 2 de junho de 1963 na extinta TV Paulista e, anos depois, migrou para a programação nacional da TV Globo (sim, Silvio já foi da Globo!), onde permaneceu até 1976. No mesmo ano, começou a ser transmitido pela Tupi e TVS Rio de Janeiro, canal que o apresentador adquiriu um ano antes. O programa também passou pela Record e, desde 1985, é exibido nas tardes de domingo pelo SBT.

    Comandada atualmente por Patrícia Abravanel, filha do comunicador, o Programa Silvio Santos ficou marcado por reunir brincadeiras, gincanas, disputas musicais, pegadinhas, entre outros quadros que cativaram o público e várias gerações ao longo dos anos. Em 1993, chegou a ser reconhecido pelo Guinness World Records como o programa mais duradouro do mundo.

    3. Retrospectiva

    Divulgação/TV Globo

    A Retrospectiva é um programa jornalístico anual da TV Globo, transmitido na última sexta-feira do ano como uma edição especial do Globo Repórter. No ar desde 1967, a atração destaca os principais acontecimentos do ano e, ao longo do tempo, evoluiu de uma abordagem cronológica para uma visão mais temática e reflexiva. Sob a direção de Armando Nogueira nos anos 1980, passou a enfatizar os aspectos humanos dos eventos.

    No decorrer dos anos, o formato incorporou elementos de dramaturgia, literatura e até animação para enriquecer as narrativas, com diferentes jornalistas à frente das edições. Atualmente, o programa é apresentado por Sandra Annenberg, que já fez até novelas!

    4. Santa Missa

    Reprodução/TV Globo

    A Santa Missa, transmitida nas manhãs de domingo pela TV Globo, apresenta celebrações eucarísticas conduzidas pelo padre Marcelo Rossi e pelo bispo Dom Fernando Figueiredo. No ar desde 1968, é um dos programas mais antigos da televisão brasileira.

    Com o tempo, o formato foi adaptado, incluindo notícias da Arquidiocese e ajustes durante a pandemia de COVID-19. Além da versão nacional, algumas afiliadas da Globo já produziram edições locais, sendo a TV Asa Branca a única que ainda mantém essa versão.

    5. Jornal Nacional

    Reprodução/TV Globo

    O Jornal Nacional é um dos programas mais antigos e influentes da televisão brasileira, exibido pela TV Globo desde 1º de setembro de 1969, quando estreou sob o comando de Cid Moreira, que nos deixou recentemente. Atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, o telejornal vai ao ar de segunda a sábado no horário nobre, consolidando-se como o principal noticiário do país em audiência e repercussão.

    Desde a sua estreia, o JN tem sido palco de coberturas jornalísticas marcantes, como a transmissão ao vivo da Guerra do Golfo em 1991 e as entrevistas políticas durante as eleições presidenciais. Em 2001, o programa foi indicado ao Emmy Internacional pela cobertura dos ataques de 11 de setembro – e venceu!

    6. Mesa Redonda

    Reprodução/Youtube

    Mesa Redonda é o programa de debate esportivo sobre futebol mais antigo da televisão brasileira, tendo estreado em março de 1970 na TV Gazeta. Originalmente chamado de Mesa Redonda Esportiva, o programa contou com renomados jornalistas, como Milton Peruzzi e Galvão Bueno, desde seus primeiros anos.

    Em 1985, a atração passou para os domingos, consolidando-se sob o comando de Roberto Avallone, que liderou o programa por 18 anos e o tornou conhecido pelo estilo irreverente e polêmico. Após Avallone, Mesa Redonda foi comandado por Flávio Prado de 2003 a 2023, mantendo sua relevância no cenário esportivo e trazendo vozes marcantes como Chico Lang e Alberto Helena Júnior. Atualmente, é apresentado por Osmar Garraffa e Michelle Giannella.

    7. Central da Copa

    Reprodução/TV Globo

    Central da Copa é um programa da TV Globo dedicado à cobertura da Copa do Mundo FIFA. Criado em 1970 como o primeiro especial de futebol da emissora, o programa teve um retorno em 2010 com edições diárias durante a Copa, apresentadas por Luís Ernesto Lacombe e Tiago Leifert, e uma edição especial aos domingos. Combinava análises dos jogos, debates, participação do público e interatividade por meio de redes sociais e vídeos da internet.

    Nas edições subsequentes, durante as Copas de 2014, 2018 e 2022, Central da Copa inovou ao trazer formatos modernos, como cenários interativos, análises táticas virtuais e a participação de novos apresentadores e convidados. Na última edição, o programa foi comandado por Alex Escobar, Fred, Jojo Todynho e Lucas Gutierrez.

    8. Jornal Hoje

    Divulgação/TV Globo

    O Jornal Hoje, um dos telejornais mais antigos da TV Globo, estreou em 21 de abril de 1971, com Léo Batista e Luís Jatobá como apresentadores. Desde então, passou por diversas mudanças de âncoras, incluindo nomes como Márcia Mendes, Leda Nagle, William Bonner, Fátima Bernardes, Sandra Annenberg e César Tralli, que atualmente comanda o telejornal.

    Ao longo dos anos, o Jornal Hoje também se adaptou às demandas do público, introduzindo quadros interativos e realizando transmissões especiais, como durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Em 2019, após as saídas de Dony De Nuccio e Sandra Annemberg, Maju Coutinho assumiu a apresentação do JH até ser substituída por Tralli em 2021.

    9. Jornal do Almoço

    Divulgação/TV Globo

    O Jornal do Almoço começou a ser exibido pela RBS TV no Rio Grande do Sul em 1972 e pela NSC TV em Santa Catarina em 1979. Ao longo dos anos, o programa consolidou-se como uma referência em jornalismo regional, adaptando-se constantemente às mudanças tecnológicas e editoriais.

    Seu formato é conhecido por combinar notícias, comentários e esportes, mantendo uma forte conexão com o público por meio da interação com apresentadores locais e da participação nas redes sociais.

    10. Domingo Maior

    Reprodução/TV Globo

    O Domingo Maior é uma das sessões de filmes mais tradicionais da TV Globo, no ar desde 1972. Embora tenha iniciado com uma programação variada, incluindo o Globo MEC-Música, rapidamente se consolidou como uma sessão dedicada a longas-metragens. Ao longo dos anos, o programa ocasionalmente diversificou seu conteúdo, destacando eventos como a exibição do episódio piloto da série Lost em 2006.

    Tradicionalmente, o Domingo Maior vai ao ar nas madrugadas de domingo para segunda-feira, mas em algumas afiliadas da Globo, como a RBS TV, a RPC e a Rede Bahia, a exibição pode ser adiada devido a programas locais após o Fantástico. Além disso, a sessão pode ser suspensa para a transmissão de eventos especiais, como competições esportivas (Olimpíadas), festivais de música (Rock in Rio, Lollapalooza), especiais de Natal, o Show da Virada e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro durante o Carnaval.

    11 . Corujão

    Reprodução/TV Globo

    O Corujão é outra tradicional sessão de filmes da TV Globo, exibida nas madrugadas dos finais de semana. Lançado em 1986, o programa surgiu a partir da Coruja Colorida e da Sessão Coruja, que ocorreram nos anos 1970 e 1980. Inicialmente transmitido apenas às sextas, sábados e vésperas de feriado, tornou-se diário em 2014, oferecendo uma variedade de filmes, como produções brasileiras e blockbusters.

    Nos últimos anos, o Corujão passou por várias mudanças. Em 2020, a sessão foi transferida para após o Conversa com Bial, e, em 2021, experimentou novos formatos, como Corujão Mistério e Corujão Humor, que apresentaram séries e filmes especiais do Globoplay. Desde maio de 2022, passou a ser exibido apenas nas madrugadas de sábado e domingo, dividindo espaço com reexibições de novelas e programas de comédia.

    12. Globo Repórter

    Reprodução/TV Globo

    O Globo Repórter é um programa jornalístico semanal da TV Globo, exibido nas noites de sexta-feira e atualmente ancorado por Sandra Annenberg. No ar desde 3 de abril de 1973, o programa surgiu para substituir o Globo Shell Especial e se consolidou como uma das produções mais prestigiadas da emissora, com foco em reportagens aprofundadas sobre temas diversos, como saúde, meio ambiente, cultura, ciência, viagem e comportamento.

    13. Fantástico

    Divulgação/TV Globo

    O Fantástico é um icônico programa semanal da TV Globo, exibido aos domingos desde sua estreia em 5 de agosto de 1973. Criado por Boni e uma equipe de colaboradores, a atração combina jornalismo e entretenimento, estabelecendo-se como um marco na televisão brasileira com sua mistura de reportagens, histórias humanas e atrações culturais.

    O programa passou por diversas mudanças ao longo dos anos, começando com locução de matérias feita por Cid Moreira e Berto Filho, e apresentadores como Sérgio Chapelin. Atualmente, é apresentado por Poliana Abritta e Maria Júlia Coutinho, com Alex Escobar no quadro fixo Gols do Fantástico. A atração é muito conhecida por suas vinhetas marcantes e tem sido um pilar da programação dominical da emissora.

    14. Programa Raul Gil

    Divulgação/Band

    Três anos após encerrar o seu primeiro programa na TV, Raul Gil começou a apresentar o Programa Raul Gil em 18 de agosto de 1973. Inicialmente transmitido pela Record, passou por diversas emissoras ao longo dos anos, incluindo a Rede Tupi, Rede Manchete e Band, antes de se estabelecer no SBT, onde permanece até hoje.

    O programa foi pioneiro na Record ao ser a primeira atração a ser transmitida em cores a partir de 1º de junho de 1974, e em alta definição desde 26 de junho de 2010, quando substituiu a sessão de filmes Sabadocine.

    15. Sessão da Tarde

    Divulgação/TV Globo

    A Sessão da Tarde é uma clássica sessão de filmes da TV Globo, exibida desde 4 de março de 1974. O programa vai ao ar nas tardes de segunda a sexta-feira e, inicialmente, era transmitido após o Vale a Pena Ver de Novo. A partir de 17 de fevereiro de 2014, a ordem foi alterada, fazendo com que a Sessão da Tarde precedesse as reexibições de novelas.

    Durante os anos 1980 e 1990, a sessão ganhou destaque com a exibição de filmes que se tornaram clássicos, como A Lagoa Azul e Esqueceram de Mim. Apesar de sua popularidade, a programação precisou se adaptar às normas do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro e às mudanças na grade da Globo. Em 31 de agosto de 2016, as restrições horárias foram relaxadas, mas a emissora optou por manter a sessão com uma programação voltada para a família.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top