Apresentador, dublador, cantor e, de vez em quando, comediante, Raul Gil tem uma estrada sofrida e uma carreira invejável. Com mais de 60 anos de trajetória, é reconhecido por ter um dos programas mais longevos da história da televisão brasileira: o Programa Raul Gil.
Já tendo passado por quase todas as emissoras mais importantes do país, o artista nem sempre esteve à frente do programa que leva o seu nome. Em 1967, após passar pela rádio e fazer algumas aparições na televisão, ele foi chamado para comandar o seu primeiro programa na TV, o Raul Gil Room, exibido toda semana na extinta TV Excelsior.
A ideia era a mesma que o Programa Raul Gil segue hoje: crianças talentosas se apresentando para uma plateia animada (quem não se lembra da pequena Maisa Silva, que começou a sua carreira ao lado do "Vovô Raul"?). A diferença é que a atração da década de 1960 também servia para apresentar os discos lançados naquele período.
Para a época, o programa era muito inovador e diferente, até porque não era costume colocar crianças cantando em um palco na televisão. Não há muitos registros sobre a atração, pois a maior parte das filmagens da época se perderam, seja em acidentes ou corroídas pelo tempo, infelizmente.
Os anos seguintes de Raul Gil na TV
O primeiro programa de Raul Gil na TV ficou em exibição por três anos, entre 1967 e 1970. Depois disso, o apresentador ficou alguns anos longe da televisão, até que em 1973 foi criada a atração homônima, que se mantém de pé até hoje.
Enquanto o Raul Gil Room teve vida curta em apenas uma emissora, o Programa Raul Gil já passou por diversos canais, como Record, TV Tupi, SBT, TV Rio, Rede Manchete e Bandeirantes. Só não esteve na Rede Globo e na Rede TV.
Durante toda a trajetória, vários talentos da música brasileira foram revelados no palco do programa, incluindo Gretchen, Simony, Lulu Santos, Titãs, Ultraje a Rigor e Sidney Magal.
Aposentadoria até o fim de 2024
Atualmente, Raul Gil – que já deu voz ao personagem Esguicho do filme Os Incríveis 2 – tem o seu programa nas tardes de sábado do SBT. No entanto, em março de 2024, o apresentador recebeu uma homenagem no palco do Domingão do Huck, na Rede Globo, onde anunciou que já estava na hora de se afastar da televisão para descansar.
"Quero avisar a vocês, ao público e ao telespectador que este ano eu me aposento, não faço mais televisão. Vou ficar até o fim deste ano, de 2024, e vou dar uma parada", disse na ocasião.
A televisão brasileira não seria o que é hoje sem a simpatia e o talento de Raul Gil. O público sentirá muita falta quando ele se aposentar.