Morre Cid Moreira, a voz mais famosa do Brasil, aos 97 anos; veja 5 curiosidades
    Guilherme Rocha
    Guilherme Rocha
    Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

    O jornalista estava tratando de uma pneumonia e não resistiu.

    Globo

    O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, lutando contra uma pneumonia nas últimas semanas. A notícia foi dada por Fátima Sampaio, esposa do comunicador, à Patrícia Poeta, durante o programa Encontro.

    Cid Moreira, que celebrou seu aniversário recentemente, no dia 27 de setembro, é lembrado por sua longa e marcante carreira, especialmente como âncora do Jornal Nacional, onde apresentou cerca de 8 mil edições ao longo de várias décadas. Com uma das vozes mais famosas do Brasil, ele marcou gerações e se consolidou como uma das figuras mais lendárias da TV brasileira.

    Descubra 5 curiosidades sobre a vida de Cid Moreira:

    1. Já apresentou o Jornal Nacional de bermuda

    Cid Moreira já combinou terno e bermuda na bancada do Jornal Nacional em uma ocasião. "Foi em um sábado de Carnaval. Eu estava jogando tênis aqui em Petrópolis, e armou um temporal. Eu interrompi a partida, me preparei e desci. Peguei a estrada de Correias, que estava interditada porque uma árvore caiu com a ventania. Quando cheguei, o Léo Batista já estava na bancada. Eu acabei de fechar a gravata no ar", contou ele no programa Encontro, em 2023.

    Globo

    2. Cid Moreira levou quase 7 anos para gravar a Bíblia Sagrada

    Outro trabalho que lhe rendeu muito prestígio foi a narração da Bíblia Sagrada na íntegra. Inicialmente, Cid foi convidado para ler apenas as passagens bíblicas mais famosas, em um projeto que reuniu 12 CDs. Com o sucesso estrondoso, ele decidiu gravar a Bíblia inteira, e a empreitada levou quase 7 anos para ser concluída.

    3. Ele tinha o hábito de mastigar gengibre

    Para manter a "voz calibrada", Cid tinha a mania de manter um pedaço de gengibre na boca. Certa vez, esse hábito causou um momento engraçado na bancada do Jornal Nacional, quando cuspiu a raíz. "Eu estava no Jornal e, de repente, escapou. 'Mas, Cid, o que houve? Está fazendo careta agora?' Não, é que o gengibre escapou", contou ele, aos risos, em uma entrevista ao apresentador Amaury Jr., em 2016.

    Globo

    4. Participou de filmes ao longo de sua carreira

    Nos corredores da Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, Cid Moreira chamou a atenção do diretor Eurides Ramos e foi convidado para fazer uma breve participação no filme Angu de Caroço (1955), interpretando um mestre de cerimônias. A comédia ainda tinha no elenco nomes no elenco como Orlando Drummond (o eterno Seu Peru da Escolinha do Professor Raimundo), Consuelo Leandro, Costinha e Agildo Ribeiro. Em 1958, ele voltou às telonas para ser o narrador do longa Traficantes do Crime.

    5. Cid Moreira tem um documentário

    Muitas pessoas não sabem, mas Cid Moreira tem um documentário sobre a sua vida pessoal e profissional. Boa Noite, lançado em 2020, revela o cotidiano do apresentador e suas reflexões íntimas, apresentando aspectos surpreendentes do homem que, durante quase três décadas, se tornou uma presença constante nos lares de milhões de brasileiros. Com sua voz inconfundível, ele narra sua própria história, desconstruindo a imagem lendária que construiu ao longo dos anos e guiando o espectador por um intrincado labirinto de lembranças.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top