"Muita gente não sabia disso!": Primeira vinheta de Fim de Ano da Globo teve a presença ilustre de Silvio Santos – algo que fez todo o sentido
    Luiz Eugênio de Castro
    Luiz Eugênio de Castro
    -Redator
    Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

    O dono do SBT cantou na icônica vinheta de Fim de Ano da TV Globo há 53 anos.

    Reprodução/TV Globo

    Desde o início dos anos 70, a tradicional vinheta de fim de ano "Um Novo Tempo" entra nas casas dos telespectadores da TV Globo, anunciando a proximidade do Natal e do Ano-Novo.

    Jornalistas, atores e apresentadores da emissora aparecem alegres e, normalmente vestidos de branco, cantando trechos que marcaram o imaginário dos brasileiros, como: "Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser!".

    No entanto, uma presença inusitada na primeira gravação do jingle pode ter passado despercebida por muitos. Há 53 anos, Silvio Santos, que nos deixou no último sábado (17), fez uma aparição surpreendente, entoando com entusiasmo os versos memoráveis da canção ao lado de Chacrinha! Pois é! O fundador e carismático comunicador do SBT surgiu sorridente, de terninho cinza, junto ao Velho Guerreiro, e muita gente não fazia ideia disso!

    Silvio Santos já foi da Globo e pouca gente sabe

    No ano passado, essa curiosidade foi destaque no quadro TV Teca, do Caldeirão. Na ocasião, Cauã Reymond e Lúcio Mauro Filho precisaram adivinhar qual era a personalidade ao lado de Chacrinha na gravação antiga da Globo. Os dois ficaram em choque ao descobrir que era o apresentador Silvio Santos, depois de terem chutado o nome de Cid Moreira!

    "Muita gente não sabia disso! Quem conhece a história da TV sabe que Silvio Santos trabalhou na Rede Globo muitos anos antes de ter a sua própria emissora. O Programa Silvio Santos foi sucesso na Globo aos domingos, entre 1965 e 1976. Ficou muito tempo!", explicou Marcos Mion, deixando também os outros convidados surpresos. E você, sabia disso?

    Pois é! O pai de Silvia Abravanelque, recentemente, alegou visitas de fantasmas ao SBT – comandou o icônico Programa Silvio Santos desde junho de 1963 na extinta TV Paulista, que depois foi comprada por Roberto Marinho e se transformou na TV Globo. De acordo com o site Memória Globo, o formato chegou a ter oito horas de duração! Silvio Santos já era o rei da TV desde aquela época!

    Como era o programa do Silvio Santos na Globo?

    Sob a direção de Luciano Callegari, a atração se destacava pela generosa entrega de prêmios, especialmente através de jogos interativos com o público no auditório e em casa.

    Os quadros de perguntas eram uma parte essencial do programa. Um deles, o "Só Compra Quem Tem", presenteava os participantes com um carro novo a cada semana. Já o "Arrisca Tudo" oferecia aos que respondessem corretamente uma quantia em dinheiro, que poderia alcançar até um milhão de cruzeiros na época!

    Divulgação/TV Globo

    Em 1976, o contrato com a emissora dos Marinho terminou, e Silvio Santos passou a transmitir seu programa dominical pela Rede Tupi – que encerrou suas atividades em 1980 – e pela sua própria emissora, a TV Silvio Santos (TVS), que estreou no Rio de Janeiro em maio daquele ano. Uma curiosidade é que, na época, o comunicador também comprou 50% das ações da Record TV, tendo seu programa exibido em três canais televisivos diferentes.

    O SBT surgiu em 1981, após Silvio Santos vencer uma concorrência pública do Governo Federal e adquirir concessões de canais que pertenciam à extinta Rede Tupi, incluindo a matriz em São Paulo. Unificando essas concessões com a TVS, Silvio criou uma nova rede nacional, lançando oficialmente seu canal em 19 de agosto de 1981.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top