Como competir com o pai da moderna literatura fantástica?
A série da Amazon é falha em sua própria existência. A série se propõe a criar sua estória e se distancia o máximo possível de o Silmarillion, logicamente por não possuir os direitos, fica o questionamento : Por que fazer uma adaptação de algo que não pode ser usado? É impossível que isso tenha sido uma boa ideia, é competir com o que fora escrito por Tolkien e desafiar cognitivamente todos os leitores de tudo que envolve LOTR. A profundidade filosófica de Tolkien é simulada em diálogos dignos de risadas, “pedra olha somente pra baixo” dito por um lorde elfo, “luz do sol não ousa por o pé” dito por um soldado elfo. Fora tirado dos elfos toda a robustez, sabedoria, beleza, misticismo e magnitude. Os elfos na série são seres humanos com uma boa educação, tirando a Galadriel, que é uma mal educada. Os elfos são seres superiores em TODOS os aspectos, é de uma tristeza enorme olhar elfos de cabelos raspados, aparência de idade avançada, pouca robustez e sabedoria. Falando em aspectos técnicos, as imagens são lindas, a trilha sonora é decente, porém falha miseravelmente em muitos momentos. O CGI é bom apesar de haver cenas sem sincronia, como na luta deplorável da Galadriel com o Troll e na luta entre um Orc, Bronwyn e seu filho.
A série é de uma pobreza tão grande que não é digna de carregar o nome de Tolkien. Tudo o que vemos de imenso na série é a batalha e Khazad-dûm, de resto apenas computações gráficas de grandes cidades e pasto. Pergunto-me onde foi gasto o dinheiro da Amazon para essa série, não vemos muitos figurantes, não vemos cavalos, tudo é raso, de tamanho pequeno e em comunidades pequeníssimas. Não houve o cuidado na cena da chegada de Celebrimbor e Elrond em Khazad-dûm, no momento da chegada, eles simplesmente apareceram lá com a mesma roupa, sem cavalos, sem uma escolta, NADA. O velório do irmão da Galadriel com aparentemente apenas ela lá, outra cena SUPER POBRE.
O roteiro dessa série é um soco no estômago, a Galadriel foi reduzida a uma general inconsequente e tola. Por mais que a Galadriel tenha aptidão para lutar, é guerreira, o ofício dela não é lutar, ser uma guerreira em ofício, como a Tauriel na péssima trilogia o Hobbit. Na minha visão, uma escolha horrível, a Galadriel é muito mais do que isso. Levei um susto quando jogaram a Galadriel no meio do oceano para fazer aquela cena de desistência, não há malabarismo cognitivo que consiga explicar alguém pular no oceano a uma distância equivalente a distância entre dois continentes e sair vivo, é uma piada. Juntamente com a cena dela afundando com um PESO DE MADEIRA NO OCEANO. Outra cena que é um soco no estômago é a da Bronwyn voltando para dentro da casa enquanto poderia pegar o filho e correr do orc que tinha a força de um Superman. Uma outra escolha péssima que vale ser dita é o protagonismo dos Harfoots, que toma muito tempo de tela e não agrega nada pros acontecimentos da época presente em o Silmarillion. O pior é que os que não devem ter protagonismo e espaço são até então a melhor coisa da série, contudo são ridiculamente primitivos.
A atuação dos atores é abaixo do esperado, assim como a escolha dos atores que na minha opinião falhou com todo os elfos além da Galadriel. A atriz que faz a Galadriel engasga no sotaque váaaarias vezes, personagens de lugares iguais com sotaques muito diferentes. A atriz que interpreta a Galadriel não conseguiu passar sentimento algum além da cena do barco chegando, virou até meme pelas caretas quando alguém tentava chegar perto dela. As coreografias de luta dignas de Power Rangers, péssimas, ver a Galadriel dando um salto de 4 metros me deu vontade de parar de assistir, só consegui lembrar do Legolas meme da trilogia o Hobbit, da mesma forma ela sofrendo bullying no paraíso. A série pode até ser agradável pra quem tem baixo senso crítico e baixo conhecimento da história, mas de longe não passa de uma série regular que por carregar o nome LOTR acaba decepcionando ainda mais.