Estamos em 1823. Nas gigantescas extensões arborizadas de uma América selvagem e ainda inexplorada, avança um pequeno grupo de caçadores. Quando são violentamente atacados pela tribo Arikara e muitos homens morrem durante a batalha, o chamado Hugh Glass decide continuar a expedição a pé, longe do rio para evitar outro confronto.
Mas ao tentar se proteger de uma primeira ameaça, Glass se dirige diretamente para outro perigo, muito mais temível. Ao se afastar de seus companheiros para caçar, ele acaba encontrando uma ursa colossal. Tentando proteger os dois filhotes que a acompanham, ela se lança com toda a força sobre o caçador.
Um dos melhores faroestes de todos os tempos
Apenas um ano depois de ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Diretor com Birdman em 2015, o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu repete o feito com O Regresso. Considerado o oitavo melhor faroeste de todos os tempos pelos espectadores do site francês AlloCiné (que lhe deram uma excelente média de 4,2 estrelas em 5), este filme de sobrevivência impiedoso e de uma rara selvageria é um verdadeiro nocaute cinematográfico.
Emoldurado por magníficas imagens com fotografia suntuosa e impressionantes planos-sequência, O Regresso oferece, sobretudo, um grande palco para Leonardo DiCaprio, cuja magistral atuação no papel principal lhe rendeu sua primeira (e até agora única) estatueta, há muito merecida.
Uma história real de tirar o fôlego
Se a terrível desventura do caçador Hugh Glass é tão fascinante, é obviamente graças aos talentos de Iñárritu e DiCaprio, mas também por outra razão bem específica: ela é inspirada em uma incrível história real.
Esta ocorreu no estado de Dakota do Sul, no início do século XIX. Com cerca de quarenta anos, um verdadeiro caçador chamado Hugh Glass havia encontrado um temível urso e o combatido violentamente. Uma placa comemorativa ainda se encontra no local da luta, perto do Rio Grand.
Ao final do confronto, Glass conseguiu sobreviver com graves ferimentos nas costas, na cabeça e na garganta. Deixado como morto por seus companheiros de viagem (que haviam acabado com o urso, ao contrário do que se vê no filme de Iñárritu), ele levou seis semanas para conseguir retornar ao seu refúgio em Fort Kiowa.
Antes de O Regresso, sua história já havia sido adaptada para o cinema em Fúria Selvagem de Richard C. Sarafian, estrelado por Richard Harris.
O Regresso, com Leonardo DiCaprio, está disponível para streaming no Disney+.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!