O lado oculto de Chapolin Colorado: Existem evidências de que a mãe do super-herói mexicano seja uma personagem do universo DC
    Victor Viana
    Victor Viana
    -Redator
    Jornalista, curioso e sempre ligado em tudo o que acontece na TV. Um sonho? Ter o maior número de referências possíveis.

    Famoso personagem de Roberto Gómez Bolaños revelou identidade dos pais em um episódio que nunca foi exibido no Brasil.

    Reprodução/Televisa / DC Comics

    Assim com Chaves, Chapolin Colorado estreou na década de 1970 e começou a ser transmitido aqui no Brasil pelo SBT em 1984. Desde então, a série foi reprisada inúmeras vezes, conquistando milhares de fãs que juram saber tudo – e mais um pouco – sobre o herói criado por Roberto Gómez Bolaños. Mas será que sabem tudo mesmo?

    Quem é o pai de Chapolin Colorado?

    Todo personagem tem um passado, mesmo que isso não seja explorado na série, filme ou história em quadrinhos de que ele faz parte. No caso de Chapolin Colorado, existem cerca de 290 episódios, mas nem todos foram exibidos no Brasil. Com a internet, porém, ficou mais fácil acessar os chamados "episódios perdidos" ou aqueles que não foram exportados – e muitos acabam revelando histórias inéditas e detalhes que passaram batido.

    Em um desses episódios, o super-herói está sendo interrogado por um júri, que o questiona sobre vários aspectos de sua vida pessoal, incluindo seu nome completo. Na cena, o personagem de Chespirito afirma que Chapolin Colorado é, de fato, seu nome verdadeiro, e não apenas um apelido, como muita gente pensa.

    Reprodução/Televisa

    Na sequência, ele revela que seu sobrenome vem de seu pai, que se chamava Pantaleón Colorado y Roto. O Polegar Vermelho também explica que o nome Chapolin surgiu a partir de um sorteio realizado por seu padrinho, que estudava e colecionava insetos. Para quem não sabe, chapulín é uma espécie de gafanhoto vermelho muito comum no México.

    E a mãe de Chapolin Colorado, quem é?

    Está achando toda essa história esquisita? Calma, porque ainda tem mais. Na mesma cena, quando perguntam o nome de sua mãe, Chapolin Colorado se mostra relutante e apenas diz que o sobrenome dela é Lane. Nesse momento, o xerife (vivido por Édgar Vivar) percebe a conexão: esse é o sobrenome de Lois Lane, a namorada do Superman. Sem dizer uma palavra a mais, Chapolin acena com a cabeça, deixando no ar que isso não é apenas uma coincidência...

    Quem acompanha o universo das HQs sabe que existem diversos universos e spin-offs, nos quais os personagens vivem diferentes realidades paralelas. Um desses spin-offs é Superman's Girlfriend Lois Lane, publicado pela primeira vez em 1958 pela DC Comics. As histórias giravam em torno da paixão de Lois por Clark Kent, com a personagem frequentemente se colocando em situações complicadas para que o herói se casasse com ela.

    De acordo com o site Silla Eclética, Lois Lane também se relacionava com outros super-heróis, uma faceta escondida por trás de sua imagem de jornalista tímida e conservadora, que tinha muita admiração e devoção ao Superman. Na edição de número 29, por exemplo, ela é vista aos beijos com Batman, Aquaman e o Arqueiro Verde.

    Tá, mas o que isso tem a ver com Chapolin? Na publicação de número 75, a jornalista está no México, onde interage com típicos charros mexicanos. Inclusive, ela até se torna uma espécie de ditadora na história. E é nesse contexto que ela teria conhecido Pantaleón Colorado y Roto, o pai de Chapolin Colorado.

    Como podemos ver, há algumas evidências razoáveis para acreditar que o Lane citado pelo herói latino-americano é, de fato, Lois Lane, sugerindo ainda uma possível infidelidade da namorada do Homem de Aço. Eita!

    Reprodução/DC Comics

    Apesar de tudo se tratar de um universo ficcional, é muito provável que Roberto Gómez Bolaños soubesse dessa história e tenha decidido juntar os dois personagens para criar essa coincidência, adicionando um toque de humor, inocência e mistério à história do querido personagem mexicano. Afinal, toda história de herói tem suas conexões, né?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top