Minha conta
    Avaliado em 4,2 de 5: Um dos mais belos filmes da história do cinema está disponível no streaming
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Lançado há 40 anos, esse vencedor da Palma de Ouro com status de cult é uma verdadeira pérola no catálogo do Telecine.

    Há filmes que desafiam o teste do tempo e cujas belas imagens deixam uma impressão duradoura na retina do espectador. Paris, Texas é um exemplo perfeito. Premiado com a prestigiosa Palma de Ouro no 37º Festival de Cannes em 1984, o filme de Wim Wenders continua a encantar e inspirar o público com sua poesia e emoção intactas.

    Escrita pelo ator e escritor Sam Shepard, a história começa no oeste do Texas, onde uma figura esguia vagueia como um fantasma no meio de um deserto árido. Usando um boné vermelho e um terno esfarrapado, o vagabundo (Harry Dean Stanton) entra em um bar sem dizer uma palavra antes de cair de exaustão.

    Foragido há quatro anos, o homem, chamado Travis, é acompanhado por seu irmão, Walt (Dean Stockwell), que veio para levá-lo de volta à Califórnia. Embora os primeiros contatos sejam difíceis, o diálogo entre os dois indivíduos logo recomeça.

    Para corrigir os erros de seu passado, o ex-desaparecido não tem escolha a não ser se reconectar com sua vida passada, encontrando seu filho Hunter (Hunter Carson), agora com oito anos, e partindo em busca de sua mãe, Jane (Nastassja Kinski).

    Road Movies / Filmproduktion GmbH / Argos Films S.A.

    Paris, Texas é um drama familiar de classe própria. Ele deve sua singularidade à direção de Wim Wenders e ao trabalho de Robby Müller, o diretor de fotografia. Cada uma de suas tomadas é comparável ao trabalho meticuloso de um pintor - como Edward Hopper, cujas pinturas têm uma semelhança impressionante com as imagens do cineasta holandês.

    As tomadas são amplas, muitas vezes vazias, misturando cores diferentes, desde a luz dos postos de gasolina até a gradação do céu, filmadas principalmente ao anoitecer.

    Há também um forte contraste entre o interior do Texas e as imponentes rodovias e estruturas de Huston, nas quais os personagens se perdem. A estética do filme confere à história uma aura única, entre o sonho e a melancolia.

    E como não mencionar a música hipnótica de Ry Cooder, que acompanha suavemente as muitas viagens de carro dos protagonistas?

    Road Movies / Filmproduktion GmbH / Argos Films S.A.

    Nunca melancólico, Paris, Texas encontra a força de sua emoção graças ao imenso desempenho de seus atores, a começar por Harry Dean Stanton, que interpreta aqui o papel de sua carreira.

    O ator nos faz mergulhar na vida destruída de um homem em busca de amor e redenção. Mudo durante a primeira parte do filme, o personagem gradualmente se revela e conquista o coração do público enquanto tenta juntar os muitos fragmentos de seu passado.

    Ao lado dele, Dean Stockwell e Aurore Clément são comoventes como um casal que teve de tomar o filho do homem desaparecido sob sua proteção. Com apenas oito anos de idade na época das filmagens, o jovem Hunter Carson impressiona com sua precisão e naturalidade diante da câmera.

    O último rosto a aparecer na tela foi o de Nastassja Kinski, que conseguiu, em apenas algumas cenas, dar ao filme seus momentos mais belos, alguns dos quais se tornaram icônicos.

    Esta pérola do cinema faz parte do catálogo Telecine, disponível para assinatura na plataforma do Globoplay.

    Paris, Texas
    Paris, Texas
    Data de lançamento 6 de agosto de 2023 | 2h 28min
    Criador(es): Wim Wenders
    Com Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell
    Usuários
    4,2
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top