Já se passaram 50 anos desde o lançamento de um dos melhores filmes neo-noir de todos os tempos. Chinatown não apenas é um thriller essencial, mas também foi um ponto de virada para uma Hollywood cada vez mais interessada no submundo da humanidade. Jack Nicholson faz um trabalho lendário sob o comando de Roman Polanski antes de sua fuga clandestina dos Estados Unidos.
Em Los Angeles, na década de 1930, o detetive particular J.J. Gittes cuida de casos de adultérios sem muita importância. Um dia, ele começa a investigar uma possível infidelidade da esposa do chefe do Departamento de Águas e Energia, mas acaba descobrindo um escandaloso caso de corrupção na cidade.
Polanski olha para o passado para apontar problemas que ainda estão muito presentes numa das maiores cidades do mundo, pelo menos aos olhos do público pela sua acumulação de riqueza e glamour. O diretor usa novos códigos para aprofundar as mentiras mais perversas, assim como fizeram os noirs de antigamente - aos quais ele faz um aceno fabuloso com a escalação de John Huston , diretor de Relíquia Macabra.
O filme é o resultado glorioso de uma acumulação de contextos particulares. Polanski dificilmente teria olhado para a cidade com tanto veneno se não tivesse sofrido anos antes com a trágica perda de sua companheira e atriz Sharon Tate em um assassinato brutal. E o crescimento de Nicholson como rosto de uma nova Hollywood ajudou a solidificar o título como um clássico.
Chinatown está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!