A Disney descobriu uma nova fórmula de sucesso: clássicos infantis conhecidos são transformados em espetaculares filmes em live-action. A Bela e a Fera e Aladdin, por exemplo, ultrapassaram a marca do bilhão nas bilheterias. Esperava-se que Mulan também fizesse o mesmo, e foram investidos de 200 a 300 milhões de dólares na produção. Porém, devido à pandemia do coronavírus e à quarentena, o filme acabou faturando pouco menos de 70 milhões nos cinemas e foi lançado ao mesmo tempo no Disney+.
Qual é a história do live-action de Mulan?
Quando a China é atacada por inimigos do norte, o imperador recruta homens fisicamente aptos de todas as famílias. O frágil pai de Mulan também deve ir para a guerra, mas, para salvá-lo, Mulan (Yifei Liu) rouba sua ordem de alistamento e finge ser um garoto no exército.
Ela não tem facilidade no treinamento, mas consegue conquistar o respeito de seus companheiros e do instrutor, por quem desenvolve sentimentos. A situação logo se torna grave à medida que a grande batalha se aproxima.
Mulan: lenda milenar foi transformada em filme 15 vezes
A maioria das pessoas no mundo ocidental provavelmente nunca tinha ouvido falar da corajosa guerreira antes do lançamento do filme de animação Mulan, de 1998. Na China, entretanto, a história é conhecida há mais de mil anos e foi transformada em filme várias vezes.
A lenda de Hua Mulan tem origem em um poema chinês que se tornou popular entre 420 e 589 d.C. Nesse poema, Mulan também vai à guerra por seu pai e luta por doze anos a serviço do império. Já em 1927, a história de Mulan foi interpretada no cinema no filme mudo Hua Mulan Joins the Army. Até o momento, foram feitas quinze adaptações cinematográficas, sete séries de TV e outras obras literárias e videogames. A maioria das produções vem da China.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!