É bem estranho imaginar a amável Mary Poppins, interpretada por Julie Andrews (1964) e Emily Blunt (2018), lado a lado com o terrível Pennywise, de It - A Coisa, interpretado por Tim Curry (1990) e Bill Skarsgård (2017). Afinal, o que uma carinhosa babá e um palhaço assassino teriam em comum? Para alguns espectadores, tudo!
De acordo com uma teoria que andou circulando no Reddit e, mais tarde, no X, diz que ambos fazem parte de uma mesma espécie alienígena. Embora seja difícil de imaginar, há algumas evidências convincentes nessa teoria que mostra a maneira semelhante que os dois personagens operam.
Algumas das semelhanças levantadas pela teoria é que Pennywise surge com o intervalo de 27 anos para se alimentar das crianças e o enredo de O Retorno de Mary Poppins se passa 25 anos após os eventos do longa original de 1964. Outro evento parecido é que ambos estão relacionados a crianças e têm o elemento ar em comum: Pennywise com os seus balões e Marry Poppins com o seu icônico guarda-chuva.
Apesar de existir uma notória diferença entre a forma que esses personagens tratam as crianças, a teoria reforça uma explicação para isso. O palhaço consome crianças após assustá-las até o esquecimento por prosperar com sustos. Já a babá, enche as crianças de alegrias e maravilhas para alimentar-se de imaginação. O fato é que ambos fazem o consumo das crianças, porém de formas distintas.
E onde entra a espécie alienígena do qual eles possam fazer parte?
Segundo a teoria, a resposta é simples e está atrelada a uma franquia bem conhecida: Monstros S.A.! Não é a primeira vez que há um filme atrelado com o longa dos monstros tão amados. Basicamente, Pennywise e Mary Poppins precisam da mesma quantidade de sustento das crianças, graças a uma regra estabelecida essa franquia.
A teoria de Monstros S.A. sobre o poder do riso explica por que Mary Poppins é tão poderosa, pois pode ser mais eficiente em seu trabalho, lidando com menos crianças de cada vez, enquanto Pennywise precisa atrair e aterrorizar muitas crianças para obter sua energia. Isso porquê, segundo o que é explicado no longa infantil da Pixar, o medo de uma crianças, por mais que seja forte, é menos eficiente do que o riso.
Por mais aterrorizante que seja, é inegável que Mary Poppins e Pennywise são semelhantes em suas histórias e no seu modus operandi com as crianças. No entanto, nem a Warner Bros., responsável por It - A Coisa, e nem o Walt Disney Studios, responsável por Mary Poppins, confirmaram haver uma relação entre os filmes, algo que conforma o coração daqueles que não gostam de misturar as narrativas ou, simplesmente, não concordam com a teoria.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!