As histórias de viagem no tempo nos deram muita alegria ao longo dos anos, mas, de maneira geral, normalmente se trata de alguém viajando para o passado ou para o futuro e o que acontece a partir daí. No caso de Alta Frequência, ele opta por uma abordagem engenhosa que é fundamental para dar um toque mais emocionante ao que nos conta.
Um dos aspectos mais curiosos de Alta Frequência é que ele é um filme de ficção científica baseado na ideia de viagem no tempo, mas tecnicamente não há nenhuma no filme. A história gira em torno de um policial marcado pela morte de seu pai há 30 anos, que um dia consegue fazer contato com ele no passado por meio de um equipamento de rádio amador. E as coisas só vão se complicando a partir daí.
Por trás de Alta Frequência temos Gregory Hoblit, um diretor cuja carreira foi centrada por muitos anos na televisão, mas que no final dos anos 90 desfrutou de certa popularidade no cinema graças a títulos como As Duas Faces de um Crime e Possuídos. Aqui, ele retorna ao suspense, mas confia grande parte do peso do filme ao trabalho de Dennis Quaid e Jim Caviezel, inspirados, pois o vínculo que ele consegue estabelecer entre pai e filho na ficção impulsiona um filme que, por si só, poderia ter sido um mistério divertido e pouco mais.
Isso faz com que Alta Frequência tenha mais profundidade dramática do que o esperado, o que também ajuda a dar um toque único ao eficiente roteiro de Toby Emmerich, no qual também há espaço para abordar a temática de serial killer sem que ele fique deslocado. O resultado não é excelente, mas é um filme que caiu em relativo esquecimento de forma injusta, está fora de catálogo em formato físico há anos e até o momento deste texto não há nenhum vestígio dele no streaming. Atualmente, o filme só está disponível para aluguel ou compra digital em duas plataformas: Apple TV e Amazon.
A propósito, caso tenha ficado com vontade de mais, o filme não ganhou uma sequência, mas houve uma adaptação de curta duração para a TV americana lançada em 2016, outra série coreana lançada no mesmo ano e uma japonesa em 2018 que teve uma sequência na forma de um filme três anos depois. E não é difícil entender por que tantas pessoas viram grandes possibilidades no que Alta Frequência propõe.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
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