Em 1999, ele conquistou as TVs brasileiras como o pequeno Caquinho da inesquecível sitcom nacional Sai de Baixo. Filho de Caco Antibes e Magda – personagens interpretados por Miguel Falabella e Marisa Orth no humorístico –, o hilário garotinho esteve presente nas temporadas 4 e 5 da série, e foi vivido pelo ator mirim Lucas Hornos.
Lucas tinha apenas oito anos de idade quando embarcou no elenco de Sai de Baixo, mas seu personagem teve que deixar a série sob a justificativa de que havia sido enviado para um colégio interno na Suíça. A verdade, entretanto, é que o ator provavelmente teria continuado no programa se não fosse por uma forte pressão da Justiça.
Como revelou o próprio Lucas em uma entrevista ao Purepeople em 2014, o Juizado de Menores determinou que ele abandonasse a sitcom, não permitindo que uma criança de nove anos, na época, atuasse em uma produção com classificação indicativa de 16 anos.
"Eles não consideraram o quanto aquilo contribuía positivamente pra mim, nem mesmo o quão bem cuidado e respeitado eu era lá dentro", disse Lucas, que também relembrou sua diversão durante o tempo em que esteve programa: "As gravações eram sempre muito divertidas. Todo o elenco cuidava muito bem de mim, eles amaram a ideia de ter uma criança no set."
"Eu era o 'sobrinho' de todo mundo lá. O Miguel [Falabella] e a Marisa [Orth] me tratavam como filho mesmo, me ensinaram muito sobre improviso e tudo mais. Mas geralmente era eu quem tinha o texto na ponta da língua e tinha que passar a cola pros dois."
Por onde anda Lucas Hornos, o Caquinho de Sai de Baixo?
Apesar de ter deixado a série, Lucas não encerrou sua carreira após o Sai de Baixo. Depois de sua passagem pelo programa, o garotinho ainda participou da Turma do Didi (2000) e do Disney CRUJ, programa criado pela Disney em parceria com o SBT, exibido de 2001 a 2003.
Hornos também integrou o elenco da série 9mm: São Paulo (2008) e do filme Metanoia(2013). Em uma entrevista de 2015 para o Gshow, o ator revelou que tinha vontade de retornar à TV: “Eu amo o que faço, continuo entusiasmado com essa arte.”
Hoje em dia, 25 anos após sua participação em Sai de Baixo, Lucas está mergulhado no universo musical. Ele atua como vocalista e compositor da banda de metal progressivo Qohelet, formada em 2015.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!