Quem cresceu assistindo ao Bom Dia & Cia no SBT certamente se lembra dos carismáticos B1 e B2, protagonistas da série infantil Bananas de Pijamas. Essa produção australiana, criada por Helen Harris e lançada em 1992 pelo canal ABC, desembarcou no Brasil em 1997, quando o "Bom Dia" ainda era apresentado por Eliana.
E o sucesso foi instantâneo! As crianças simplesmente adoravam os personagens, e o impacto foi tão grande que logo surgiram brinquedos, pijamas listrados e uma infinidade de produtos temáticos inspirados na dupla. Na TV aberta brasileira, a série teve sua última exibição em 2001, enquanto no canal pago Nickelodeon permeneceu no ar entre 1998 e 2002.
Quer saber mais sobre esse clássico que marcou a infância de uma geração? Confira abaixo algumas curiosidades sobre Bananas de Pijamas!
As Bananas de Pijamas viajaram para 136 países
A série estrelada pelas duas bananas antropomórficas B1 e B2 foi distribuída para 136 países e traduzida em 22 idiomas. Além da icônica dupla vestida com pijamas listrados, a produção contava com os adoráveis ursinhos de pelúcia Amy, Lulu, Morgan e o Rato de Boné. Todos viviam juntos na Avenida dos Agrados, onde aprontavam poucas e boas a cada episódio!
Diversos fatores contribuíram para a popularidade e o sucesso comercial da obra. Os personagens, visualmente encantadores, conquistaram as crianças com facilidade. As histórias simples, mas cativantes, reforçadas por frases repetitivas – como o inesquecível bordão "Você está pensando o que eu estou pensando, B1?" – garantiram o envolvimento do público.
Fenômeno infantil virou série animada
Uma década após o fim da série original, uma versão em 3D foi lançada pela emissora australiana. No Brasil, foi transmitida pelo canal Discovery Kids a partir de 2012. Apesar da nostalgia que despertou nos fãs, essa adaptação animada não obteve o mesmo sucesso e foi cancelada após três temporadas por não alcançar o retorno financeiro esperado.
Personagens vieram de uma canção de ninar
Muita gente não sabe, mas as Bananas de Pijamas tiveram sua origem em uma canção de ninar de 1967, criada pelo compositor britânico Carey Blyton. A música foi composta para seu filho Matthew, que, durante uma viagem de carro, estava tendo dificuldades para pegar no sono.
A canção foi ouvida pela primeira vez no programa infantil Play School, da ABC. Posteriormente, Blyton lançou um livro infantil, Bananas in Pyjamas: A Book of Nonsense, com ilustrações de três bananas – e não duas – de aparência um tanto sinistra, descendo uma escada majestosa, vestidas com pijamas, é claro. Eles também usavam toucas de dormir rosas.
Aqui no Brasil, a música-tema da série grudou na cabeça de muita gente. É quase impossível ouvi-la e não começar a cantarolar os versos: "Bananas de pijamas, descendo as escadas! / Bananas de pijamas, uma dupla bem levada! / Bananas de pijamas, aprontando pra valer! / Brincando com os ursinhos, e cantando pra você!"
Os atores de B1 e B2 são um casal?
Em 2019, um informação curiosa circulou entre os portais de notícias: as pessoas por trás dos personagens B1 e B2 seriam um casal na vida real. A revelação veio durante um episódio do programa britânico The Greatest Dancer, uma competição de dança, quando Mark Short, um dos participantes, contou que havia interpretado a banana B1 na famosa série infantil.
Como se essa revelação já não fosse surpreendente o suficiente, Mark também contou que Ashley, o ator que interpretou o B2, é o seu parceiro de longa data: "Eu era um dos Bananas de Pijamas. Eu era o B1, e meu parceiro era o B2. E, 26 anos depois, ainda estamos juntos", revelou ele em um VT do programa. Mas a história não é bem assim...
A verdade é que, na série original, os papéis principais foram interpretados pelos australianos Ken Radley (B1) e Nicholas Opolski (B2) entre 1992 e 2001. O mais provável é que Mark e Ashley tenham participado de alguma produção derivada ou atuado como substitutos em determinados episódios, embora Mark não tenha fornecido mais detalhes.
Ator de B1 já atuou ao lado de Johnny Depp
Depois de vestir o traje pela última vez em 2001, Ken Radley continuou sua carreira como ator, participando de novelas e séries de TV australianas. Em 2017, o ex-B1 fez uma aparição no filme Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, contracenando com Johnny Depp. Ele interpretou o pirata Pierre Kelly, mais conhecido como Pig Kelly em razão de sua risada.
Na história, Jack Sparrow (Depp) é capturado por Kelly, que exige que o homem se case com sua irmã, a viúva Beatrice (Hannah Walters), como forma de quitar uma antiga dívida entre os dois. "Parabéns, é o dia do seu casamento", disse o feroz capitão na cena.