Atualmente em evidência – e cotada ao Oscar 2025! – por seu papel como Eunice Paiva no emocionante drama Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, Fernanda Torres é um prato cheio quando falamos de papéis icônicos, tanto do cinema quanto da TV brasileira. Como esquecer de Fátima (Tapas e Beijos), Vani (Os Normais) e tantas outras facetas da atriz?
Com respeitáveis 45 anos de carreira, a filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres começou sua jornada na atuação ainda jovem, aos 13 anos de idade. Sua estreia, no entanto, foi em performance que, provavelmente, poucos conhecem ou sequer se lembram – o que é, é claro, totalmente justificável, diante da quantidade de trabalhos ao longo dos anos.
O primeiro papel de Fernanda Torres foi há 45 anos
Como revelou Fernanda ao site Memória Globo, ela cresceu acompanhando os pais no teatro. "Sempre fui rata de coxia dos meus pais, ia muito para o teatro, ficava olhando, assistia aos ensaios na mesa de jantar lá de casa. Eu cresci numa época de forte produção teatral deles".
E não demorou até que ela própria decidisse se aventurar na ocupação: em 1979, aos 13 anos, Fernanda participou do programa Aplauso, exibido pela TV Globo nas noites de segunda-feira. A produção trazia uma coletânea de teleteatros – peças gravadas ao vivo diante de uma plateia –, e Fernanda estrelou o episódio Queridos Fantásticos Sábados.
Sob direção de Domingos de Oliveira, a trama também contou com nomes como Dina Sfat, Lorival Pariz, Reneé de Vielmond, Beth Pinho e Susana Vieira. No capítulo, Torres interpretou Soraia, filha dos personagens de Sfat e Pariz.
Veja a própria Fernanda Torres comentando sua primeira performance dramática no extinto Vídeo Show, ao lado de Otaviano Costa:
Um papel que abriu muitas portas
Pouco tempo depois de sua estreia na TV, Fernanda já conseguiu sua primeira novela: em 1981, apareceu em Baila Comigo no papel de Fauna Rosa França. Naquele mesmo ano, já engatou também uma participação em Brilhante, como Marília Newman Carvalho.
1983 trouxe outro marco na vida de Fernanda: entre outras produções, a atriz estrelou o primeiríssimo filme de sua carreira, Inocência. No papel da personagem-título, ela fez par romântico com Edson Celulari em um romance proibido.
Em 1986 veio seu primeiro papel de destaque em uma novela. Com o remake de Selva de Pedra, Fernanda mostrou todo seu potencial no papel da protagonista Simone – que, mais tarde, muda de identidade e vira Rosana.
A partir daí, Torres nunca mais integrou o elenco de nenhuma outra novela (apesar de uma breve aparição como a versão mais jovem de sua mãe em As Filhas da Mãe) – mas, por outro lado, conquistou o mundo das séries: nos próximos anos, vieram títulos como Os Normais, As Cariocas e a inesquecível Tapas & Beijos, exibida entre 2011 e 2015.
Será que a indicação ao Oscar vem?
Hoje, Fernanda Torres pode ser vista dominando as telonas com Ainda Estou Aqui, ao lado de nomes como Selton Mello, Valentina Herszage, Humberto Carrão, Maeve Jinkings e até Fernanda Montenegro, que aqui interpreta a versão mais velha de sua personagem, Eunice.
Aclamada internacionalmente por sua performance, Fernanda é uma das principais cotadas para o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025 - lembrando que Fernanda Montenegro foi indicada à categoria em 1999 por Central do Brasil e (injustamente!) perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow. Será que vem reparação histórica por aí?