Em 1999, a diretora Claire Denis lançou um dos filmes mais importantes da história do cinema, Bom Trabalho, uma abordagem poética e simbólica à masculinidade repressiva no corpo da Legião Estrangeira — um longa-metragem que engrandeceu o poder da imagem ao contar uma história com múltiplos significados.
Vinte e quatro anos depois, Giacomo Abbruzzese estreia no cinema com o aclamado Disco Boy - Choque Entre Mundos, que acompanha a história do bielorrusso Aleksei, que após uma difícil viagem pela Europa chega a Paris com a intenção de se alistar e começar uma nova vida.
Disco Boy também mostra a história de Jomo, um guerrilheiro de uma cidade do Delta do Níger que luta contra as plataformas de petróleo que colocam em xeque a segurança de sua aldeia. Além dele, conhecemos sua irmã Udoka, cujo principal sonho é fugir da sua aldeia e de um futuro fatídico em que a sua própria sobrevivência está em jogo.
Em uma das críticas positivas do filme — que conta com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes — o crítico Carlos Reviriego, no El Cultural, elogiou o filme, afirmando: "O adjetivo interessante foi inventado para filmes como este. Um filme visceral que se fortalece em sua agonia mais íntima. Nos desconcerta e, ao mesmo tempo, nos coloca em um mundo desconhecido".
Por sua vez, Luis Martínez, do El Mundo, afirmou que "há nele uma beleza mística e uma energia singular". "Não sabemos ao certo aonde esses mistérios (da história) nos levam, mas eles nos interessam e nos magnetizam".
Disco Boy - Choque Entre Mundos chegou aos cinemas brasileiros em agosto, mas ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!