Sam Mendes fez muito como diretor. Seus filmes mais conhecidos são suas duas aventuras de James Bond, 007 - Operação Skyfall e 007 Contra Spectre, bem como sua grande obra, Beleza Americana. Ele também dirigiu dramas, comédias e filmes de gangster. Dois filmes de guerra também podem ser encontrados em sua filmografia.
Por um lado, há 1917, filmado como um plano-sequência, que o leva às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Do outro lado está Jarhead, que trata dos acontecimentos da Guerra do Iraque e conta a história do soldado Anthony Swofford.
Baseado em uma história real: Jarhead conta sobre a espera e o horror da guerra
Swofford, um atirador de elite, publicou suas memórias em 2003. Estas serviram de base para o roteiro. Swofford é retratado no filme por Jake Gyllenhaal, recém-saído do sucesso de O Dia Depois de Amanhã. Peter Sarsgaard, Lucas Black e Jamie Foxx também estão no elenco.
Jarhead passa muito tempo observando os soldados. Após o duro treinamento, eles ficam presos na sombra do deserto a 40 graus enquanto a guerra é travada com mísseis e caças. Mendes traz muitos tons críticos a esta espera e, juntamente com o diretor de fotografia Roger Deakins, cria algumas imagens memoráveis para ilustrar o horror da guerra.
Embora Jarhead não tenha sido um grande sucesso nas telonas (97 milhões de dólares arrecadados, com um orçamento de 72 milhões, excluindo custos de marketing), o filme gerou três sequências:
Soldado Anônimo: Campo em Chamas (2014)
Soldado Anônimo 3 - O Cerco (2016)
Soldado Anônimo: Lei do Retorno (2019)
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!