Duna foi um dos maiores lançamentos de 2021, tanto pelo elenco brilhante formado por nomes como Zendaya, Timothée Chalamet, Oscar Isaac e Rebecca Ferguson, como pela quantidade de indicações em prêmios importantes que receberam no ano seguinte. O filme de Denis Villeneuve foi notado pelo Oscar em nada menos do que 10 categorias, incluindo a de Melhor Filme, Fotografia e Roteiro Adaptado.
Não demorou muito para que os fãs recebessem a notícia de uma sequência, que chegaria aos cinemas em 2 de novembro deste ano. No entanto, nesta sexta-feira (25), foi anunciado que a continuação, Duna: Parte 2, foi adiada para 15 de março de 2024.
O adiamento acontece em meio à greve de atores e roteiristas em Hollywood. A paralisação de produções vinculadas à Aliança Americana de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) é motivada pela reivindicação de melhores condições de trabalho e regulações sobre os limites do uso de Inteligência Artificial. Além disso, a classe artística também luta por salários mais justos. A decisão de atrasar o lançamento de Duna: Parte 2 foi feita em comunhão entre a co-produtora Legendary Entertainment e a Warner Bros. Film Group.
Quanto ao filme adiado, o novo capítulo da história configura-se como algo totalmente diferente do que foi visto há dois anos, conforme explicou o cineasta Denis Villeneuve, em entrevista concedida durante a CinemaCon. “A Parte Um é mais um filme contemplativo. A Parte Dois é um filme de guerra épico e cheio de ação. É muito mais denso. Fomos a todos os novos locais. Eu não queria uma sensação de repetição. São todos conjuntos novos. Tudo é novo.”