A 160 quilômetros de distância de Woodstock, o evento que marcou para sempre a história da música, outro grande acontecimento marcou gerações de pessoas em um dos bairros mais populosos de Nova Iorque, o Harlem. Era o começo de uma épica e histórica festividade: o Harlem Cultural Festival, que foi recuperado no documentário Summer of Soul (... Ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada).
O que aconteceu em Harlem Cultural Festival
O evento reuniu por um mês inteiro milhares de pessoas - em sua maioria afro-americanos e hispânicos - regado com músicas para celebrar a cultura afro-americana e latina. Importantes nomes da música negra, latina e caribenha de diferentes gêneros e ritmos musicais, como Nina Simone, Stevie Wonder, B.B. King, Sly and the Family Stone, Mahalia Jackson e Mavis Staples, entre outros, manifestaram sua arte no palco.
Tudo sendo registrado pelo diretor de televisão Hal Tulchin. Porém, nenhuma emissora ou produtora teve o interesse em publicar o material, que ficou retido por 50 anos nas câmeras e também na memória de quem participou dessa grande festividade.
O impacto de Questlove em Harlem Cultural Festival
Felizmente, o material foi recuperado pelo cantor, diretor, escritor e produtor Ahmir "Questlove" Thompson, com o intuito de apresentar da forma correta o impacto e a importância desse evento. O documentário foi premiado em importantes festivais do cinema, música e televisão, entre eles, o Oscar de Melhor Documentário no ano de 2022.
Reunindo artistas e pessoas que estiveram presentes no Harlem Cultural Festival, Questlove montou uma produção que evidencia e compartilha a importância da música, da moda, da política e da existência da população negra e hispânica na década de 60.
O documentário está disponível no catálogo da Star+.