SPOILERS: Atenção, o texto abaixo revela spoilers de Toy Story 3
Em 2010, 15 anos depois de revolucionar a história da animação com Woody e Buzz ao criar o primeiro longa-metragem feito exclusivamente em computação gráfica, os artistas dos estúdios Pixar tiraram seus famosos brinquedos de seus baús para oferecer uma nova aventura.
Esta terceira parte foi finalmente seguida por um Toy Story 4 (e um quinto filme está atualmente em desenvolvimento), mas na época, muitos espectadores o viram como um epílogo da saga que abalou sua infância. Mesmo que seja verdade que o cowboy articulado e o super astronauta tenham experimentado outras aventuras depois, podemos realmente considerar Toy Story 3 como o fim de sua história com Andy, o garotinho de quem eles eram os brinquedos favoritos.
E por um bom motivo: a última sequência do longa-metragem, que repercutiu com maestria a introdução do primeiro Toy Story, realmente soou como uma despedida da franquia. Se você viu no cinema na época, ou mais tarde na televisão, provavelmente não esqueceu, porque é simplesmente uma das sequências mais bonitas já feitas pelos estúdios Pixar.
Por outro lado, se você nunca viu Toy Story 3 antes, aconselhamos que não continue lendo este artigo e volte apenas depois de curtir a história da maravilhosa obra de Lee Unkrich. Você pode assisti-lo no Disney+.
Nos minutos finais do filme, depois de escapar do terrível ursinho de pelúcia Lotso e da temível creche Sunnyside, os brinquedos estão todos de volta à casa de Andy, que está prestes a partir para a faculdade apenas com Woody com ele.
Mas depois de se despedir dos amigos, que se preparam para serem levados para o sótão, o cowboy de repente tem uma ideia: no papelão, ele rabisca o endereço de Bonnie, uma adorável garotinha que conheceu no início do filme. Assim começa a cena final, e um dos momentos mais emocionantes que a Pixar já nos ofereceu.
Em seu caminho para a universidade, Andy para na casa de Bonnie para deixar todos os seus brinquedos para ela, e até decide entregar Woody, seu primeiro companheiro de brincadeiras. No jardim da menina, ele então se oferece um momento final na companhia de seus assistentes favoritos, e se despede deles imaginando para eles uma última aventura, como as que inventou em sua infância.
Embalada pela música comovente de Randy Newman, a sequência é comovente, mas bonita, e envia todos os espectadores que tiveram a chance de crescer com Toy Story para suas próprias vidas, que os anos passaram ao mesmo tempo que a de Andy.
Na apoteose dessa cena marcante, a última do filme, vemos um céu azul com nuvens, que nos remete diretamente ao que abriu as aventuras de Woody e Buzz, em 1995. Mas o papel de parede da infância foi substituído pelo verdadeiro horizonte da vida adulta, prometendo um novo futuro para o jovem Andy.
Todos os quatro filmes de Toy Story estão disponíveis para streaming no Disney+.