Estado Zero é uma das minisséries mais interessantes do catálogo da Netflix, mas poucos conhecem. A produção surgiu em 2020, com apenas seis episódios que contam uma história verídica e que, atualmente, tem uma pontuação quase perfeita entre os que já assistiram.
A trama é centrada em quatro pessoas que se encontram num centro de detenção de imigrantes na Austrália. Um é um comissário de bordo fugindo de um culto e o outro é um refugiado do Afeganistão que estava sendo perseguido. Além disso, entre eles, também tem um pai australiano escapando de uma vida estagnada e um burocrata vítima de um escândalo nacional.
Co-criada e produzida por Cate Blanchett, a série é baseada na história real de Cornelia Rau, uma cidadã alemã e australiana detida ilegalmente, por dez meses, como parte do programa de detenção obrigatória do governo da Austrália. Sua detenção levou a uma investigação que, mais tarde, foi ampliada para examinar 200 casos de supostas prisões ilegais.
"Vivemos em um mundo onde aproximadamente 1% de toda a humanidade está agora deslocada como resultado de conflito ou perseguição", declarou Blanchett, de acordo com o ACNUR, "Através de Estado Zero, espero levar as pessoas a repensar como eles e todos nós estamos respondendo para a atual crise de deslocamento."
Blanchett não aparece como personagem principal, mas conseguiu um elenco que cumpre muito bem seu papel. Se você é fã de The Handmaid's Tale, a protagonista certamente lhe parecerá familiar. Estamos falando de Yvonne Strahovski, atriz que já demonstrou sua enorme capacidade de atuação na série em que protagoniza ao lado de Elisabeth Moss.
Em Estado Zero, ela interpreta o papel principal da aeromoça que enfrenta problemas mentais e se envolve em um confinamento ilegal. Além dela, acompanhamos um elenco formado por Jai Courtney, Fayssal Bazzi, Asher Keddie e Dominic West, entre outros.
A série está disponível na Netflix.