Revelado no final da década de 1980, a carreira de Jet Li explodiu na década seguinte, notadamente com sua participação na série Era Uma Vez na China, de Tsui Hark. Adorado tanto por sua impressionante técnica de luta quanto por sua atuação, foi então cobiçado por Hollywood e sua participação em Máquina Mortífera 4 lhe abriu as portas dos grandes estúdios americanos.
Nessa lógica, o ator foi justamente contatado para desempenhar um papel em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Neste caso, para encarnar Seraph, o guarda-costas do Oráculo. Mas a estrela das artes marciais recusou a oferta.
"Eu entendi que os americanos queriam me filmar por três meses e que eu ficasse com a equipe por nove meses. E por seis meses eles queriam filmar todos os meus movimentos e copiá-los para uma biblioteca digital. Ao final da gravação , os direitos dessas gravações teriam pertencido a eles", disse Jet Li em uma entrevista de 2018.
A ficção científica de Christian Bale que queria ser o novo Matrix – mas fracassou em bilheteria e poucos se lembramAcrescentando: "Pensei comigo mesmo: tenho treinado toda a minha vida. Nós, artistas marciais, só podemos melhorar à medida que envelhecemos. E eles poderiam ter dominado cada movimento meu. Eu disse a eles que não poderia." Jet Li, portanto, deu lugar ao comediante taiwanês Collin Chou.