As controvérsias que cercam a produção de alguns filmes icônicos muitas vezes só ficam conhecidas muito tempo depois: é o caso a produção de A Praia, com Leonardo DiCaprio, que causou um climão entre o diretor do longa e o ator Ewan McGregor, a quem o papel, a princípio, havia sido prometido.
Leonardo DiCaprio provocou anos de rivalidade em papel icônico
Como o diretor Danny Boyle admitiu em 2013, ele aparentemente disse a McGregor que ele faria o papel principal no drama sobre o declínio de uma misteriosa comunidade insular. E então, de última hora, recorreu a Leonardo DiCaprio porque lhe parecia mais vantajoso para sua carreira na época.
Nós tratamos [Ewan] mal. Demos a ele a impressão de que o estávamos escalando para o papel principal, o que não fizemos. Pegamos outro grande ator, Leonardo DiCaprio. Ambos são ótimos. [...] Você tem essa ilusão de que está subindo, então você acha que precisa de uma estrela maior
McGregor já havia feito três filmes de sucesso com Boyle na época das filmagens de A Praia (incluindo Trainspotting) e se considerava seu ator "regular". Como resultado deste rompimento, os dois passaram mais de dez anos sem se falar – fato que o ator agora lamenta (via The Independent):
Eu era arrogante na época. Parecia um distintivo: eu sou o ator de Danny Boyle! Já se passaram 18 anos e só estou de luto pelos filmes que não fizemos [por causa da discussão].
Polêmica sobre Leonardo DiCaprio chegou ao fim
Depois de uma década inteira de silêncio, McGregor aparentemente foi o primeiro a se aproximar novamente ao fazer um elogio ao diretor: por ocasião do sucesso de Quem Quer Ser Um Milionário?, ele declarou que admirava, amava e sentia falta de sua coragem. A reconciliação parece ter valido a pena. T2 Trainspotting foi um sucesso de crítica e financeiro como seu quarto filme juntos.
Pelo outro lado, aliás, de A Praia, que falhou a crítica e rendeu a DiCaprio uma indicação ao Framboesa de Ouro.
Se isso é merecido, cada um pode decidir por si só. Os fãs de McGregor, no entanto, não devem ficar muito irritados com Boyle: sem ele, um dos momentos mais tocantes de reconciliação da história recente do cinema não teria acontecido.
A Praia está disponível no catálogo do Star+.