Minha conta
    A Baleia
    Média
    3,9
    450 notas
    Você assistiu A Baleia ?

    80 Críticas do usuário

    5
    17 críticas
    4
    23 críticas
    3
    19 críticas
    2
    8 críticas
    1
    7 críticas
    0
    6 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.539 seguidores 806 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 26 de novembro de 2024
    Uma das poucas certezas que a gente tem quando se depara com Charlie (Brendan Fraser, vencedor do Oscar 2023 de Melhor Ator), a personagem principal de “A Baleia”, filme dirigido por Darren Aronofsky, é a de que ele desistiu de viver. Isolado do mundo, com relacionamentos sociais restritos e convivendo com o sobrepeso, Charlie passa seus dias esperando pelo momento em que vai morrer.

    O roteiro escrito por Samuel D. Hunter (com base na peça de sua autoria) acompanha justamente a última semana de vida de Charlie, em que ele toma algumas decisões importantes: a principal delas é a tentativa de reconexão com a filha Ellie (Sadie Sink), a quem ele abandonou após se divorciar da esposa (Samantha Morton).

    Por meio do retrato da rotina de um homem solitário e que perdeu o prazer de viver; através do recorte de seus relacionamentos pessoais, com gente que transita, temporariamente, em sua vida; temos a tentativa de um estudo da personalidade de Charlie, ao mesmo tempo em que o filme propõe a compreensão do por quê, talvez, ele tenha desistido de viver.

    Os traumas de Charlie, as dores que ele carrega consigo, a sua falta de amor próprio, a culpa que ele sente e a fé inabalável dele na bondade do ser humano são características que ficam palpáveis em cada cena. A sua resignação com seu destino também - o que reflete, por sua vez, o caráter autodestrutivo que Charlie possui.

    “A Baleia” é um filme que faz um estudo competente de um personagem, principalmente na maneira como dialoga com suas referências, em especial com a obra “Moby Dick”, de Herman Melville. A dor e a delícia de ser Charlie estão diretamente relacionadas ao fato de que a personagem decidiu se entregar ao caminho da verdade, em todas as esferas de sua existência.
    Dinha
    Dinha

    6 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 26 de novembro de 2024
    Filme extremamente emocionante e que traz reflexões importantíssimas acerca da vida de uma pessoa com obesidade mórbida, sobre preconceitos, sobre fanatismo religioso, sobre traumas e sobre relação entre pai e filha! Atuações impecáveis! Separa o lencinho e pode dar play que não vai arrepender!
    Mateus Sotero
    Mateus Sotero

    5 críticas Seguir usuário

    3,0
    Enviada em 25 de novembro de 2024
    Filme bem interessante e trás uma reflexão boa? Porém é um pouco parado. Mas vale a pena…………………………….
    τiмвυツ
    τiмвυツ

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 24 de novembro de 2024
    O filma traz por volta de 1h 50m de duração. Por todo esse tempo o longa se passa dentro so apartamento de charlie (Brendan Fraser), é incrível como nao se sente entediado ao decorrer da obra, talvez isso se de pelo fato da atuação incrivel de Brendan Fraser como protagonista. Toda atuação e digna de ser elogiada não so por parte do protagonista mas sim com todo o elenco.
    Livia Campos
    Livia Campos

    1 crítica Seguir usuário

    1,0
    Enviada em 22 de novembro de 2024
    Filme bem cansativo, que se passa sempre no mesmo cenário. A história é um pouco sem graça e só assisti até o final por curiosidade. O filme não prende a atenção, pois não é uma história interessante. Além disso, o final ficou vago, especialmente após a morte do pai da garota.
    Jackson A L
    Jackson A L

    12.136 seguidores 1.100 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 20 de novembro de 2024
    É um filme que não trata somente da problemática da obesidade. A produção trata de forma sensível de muitos temas durante quase as duas horas de cenas. A abordagem em primeiro plano, da gordofobia, também aborda e trata de questões como culpa, traição, religião, abandono, rejeição, solidão, depressão, entre outros. Atuação de Brendan Fraser foi fantástica, merecedor!!!
    Paula Moiana da Costa
    Paula Moiana da Costa

    2 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 20 de novembro de 2024
    Atuação espetacular num filme triste e reflexivo. Traz a tona as prisões que criamos para nós mesmos, como um relicário de dores com as quais não lidamos, não enfrentamos. E elas se acumulam, crescem e saem do nosso controle.
    Fabiana Cabral
    Fabiana Cabral

    1 crítica Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 17 de novembro de 2024
    Filme muito bom, emocionante. É um tipo de filme para quem gosta de temas que abordam até aonde o estado psicológico e uma depressão pode levar uma pessoa.
    Quem gosta de filme com muita ação, realmente não vai se identificar com esse tipo de filme.
    Histur007
    Histur007

    1 crítica Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 17 de novembro de 2024
    Um filme doloroso de se assistir, por nós fazer refletir sobre nós mesmos
    , sobre a vida, os sacrifícios, os vícios que carregamos. Quanto nós sabotamos e como cada um o faz! A obesidade é o pano de fundo, mas é a vida, a individualidade, o egoísmo o verdadeiro fio condutor da narrativa!
    A atuação do Brendan Fraser é muito boa, a lentidão do filme é o cenário único não depõe contra o mesmo, mas sim corrobora com o sentimento de prisão no qual o personagem está imerso, preso em si mesmo e na angústia da perda do amor e do sentido da sua própria existência!
    P V
    P V

    2 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 17 de novembro de 2024
    Filme maravilhoso pra lacrador. Especialmente feito pra esse tipo de público. Personagens chatissimos e forçados.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top