O vencedor do Oscar Ennio Morricone, maestro e compositor italiano faleceu nesta segunda-feira, 06, aos 91 anos. O italiano foi responsável por inúmeras trilhas sonoras como Três Homens em Conflito e Os Oito Odiados, sendo um dos compositores mais prolíficos e admirados da história do cinema.
Morricone morreu na manhã desta segunda-feira em uma clínica de Roma, na Itália, onde foi levado logo após sofrer uma queda que causou uma fratura no quadril, disse seu advogado Giorgio Asumma à agência de notícias italiana ANSA.
Logo após a morte de Morricone ser confirmada, o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte twittou: “Sempre lembraremos, com infinita gratidão, o gênio artístico do Maestro #EnnioMorricone. Isso nos fez sonhar, sentir-se animado, refletir, escrevendo notas memoráveis que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema”.
A carreira de Ennio Morricone
Estima-se que as 500 partituras criadas pelo maestro italiano para filmes e televisão, compostas por mais de 50 anos, constituam um recorde no cinema ocidental por grande quantidade de música. Pelo menos uma dúzia deles tornaram-se clássicos dos cinemas, dos chamados "westerns espaguete" dos anos 1960, incluindo Era uma vez no Oeste, até o aclamado A Missão.
Considerado uma lenda da música, Morricone foi indicado seis vezes ao Oscar - por Cinzas no Paraíso, A Missão, Os Intocáveis, Malena e Os Oito Odiados. Em 2006, A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ofereceu a ele um Oscar honorário por "suas magníficas e multifacetadas contribuições à arte da música cinematográfica". Ennio foi o segundo compositor da história do Oscar a receber um prêmio honorário por seu conjunto de obras.
Embora ele preferisse trabalhar em Roma - e se recusou a falar qualquer outro idioma que não o italiano - ele trabalhou com diversos cineastas ao redor do mundo, incluindo Sergio Leone, Gillo Pontecorvo, Bernardo Bertolucci, Terence Malick, William Friedkin, Roman Polanski, Brian De Palma, Barry Levinson, Mike Nichols e Giuseppe Tornatore.
Além do Oscars, Ennio Morricone venceu diversos outros prêmios como um Leão de Outro por sua carreira, Globos de Ouro, Grammys e BAFTAs.