O aclamado cineasta David Lynch, nesta segunda-feira (1), publicou no Youtube o curta-metragem Fire, produção que tem sido comentada há alguns anos pelo diretor em diversas entrevistas.
Satisfazendo o seu amor pela animação, Lynch oferece uma experiência de "teatro", em preto e branco, com estética granulada em papel celulóide. O curta de 11 minutos de duração foi escrito, desenhado e dirigido por Lynch, com animação de Noriko Miyazawa e música instrumental do polonês Marek Zebrowski.
Baseado em declarações antigas, estima-se que o filme foi feito em 2015. A idéia era colaborar para o entretenimento durante o isolamento social - algo que muitos artistas estão fazendo na era do COVID-19.
Macaco Marcel de Friends estrela novo curta de David LynchEm 2015, durante entrevista ao USC School of Music, Lynch disse que o ponto principal do experimento era não dizer nada sobre as intenções do roteiro, e deixar que Marek interpretasse o visual como bem entendesse.
Esse tipo de estética acompanhou Lynch ao longo de toda a sua carreira. As imagens de câmeras trêmulas e granuladas e pontuações atmosféricas que podem ser vistas em Fire, fazem parte do estilo de Lynch desde Eraserhead, filme que fez dele um grande sucesso em 1977.
Confira o curta-metragem Fire: