"Em 15 segundos ele fez isso": Após erro grave, Galvão Bueno e Boni enganaram o público: Momento decisivo de Senna quase foi por água abaixo
    Victor Viana
    Victor Viana
    -Redator
    Jornalista, curioso e sempre ligado em tudo o que acontece na TV. Um sonho? Ter o maior número de referências possíveis.

    No TikTok, o ex-poderoso da Globo tem contado curiosidades sobre sua carreira.

    João Cotta/Globo

    O ano era 1993, e a Fórmula 1 estava entre os esportes mais populares do Brasil. A TV Globo, como de costume, transmitia as corridas para uma enorme audiência, ansiosa para ver Ayrton Senna competindo nas pistas. Sendo nosso herói nacional, cada curva, manobra e pit stop de Senna era acompanhado de perto. Porém, Boni, ex-chefão da Globo e Galvão Bueno quase deixaram de mostrar um momento decisivo do GP do Brasil...

    Em seu perfil no TikTok, Boni compartilha algumas curiosidades que fazem parte do seu livro O Lado B de Boni. Recentemente, o pai de Boninho revelou uma história envolvendo Galvão Bueno, em que quase deixou passar um momento importante da trajetória de Senna. "Nós tínhamos a obrigação, naquele tempo, de fazer comerciais no meio da corrida, porque não tinha tecnologia para ser diferente", iniciou o ex-diretor de TV.

    Getty Images
    Ayrton Senna no GP do Brasil de 1993

    O vídeo segue com trechos de Galvão Bueno contando a mesma história. O locutor, então, explicou que as transmissões eram uma verdadeira loucura, e que Boni tinha a missão de colocar ordem em tudo e todos. O problema surgiu quando, no meio de um grande acontecimento da corrida, o chefe pediu para ele chamar os comerciais.

    "De repente, o Senna ia ultrapassar, fazer uma ultrapassagem sensacional para ganhar a corrida. E o Galvão começou a avisar assim: 'Não vai pro comercial, não vai pro comercial. Ele vai passar, ele vai passar. E assim foi quatro ou cinco voltas. Como ele não passou, eu determinei: 'Vamos de comercial!', disse Boni. E Bueno atendeu ao pedido.

    Público não viu a ultrapassagem ao vivo

    E como era de se esperar, Senna ultrapassou seu adversário bem na hora do break. Com isso, Boni precisou correr para resolver o problema que criou, já que milhares de telespectadores estavam acompanhando a corrida naquele instante.

    "Ele disse assim: 'Erro meu, erro meu'. Aí ele teve 15 segundos para consertar tudo", contou Galvão Bueno, que também compartilhou as instruções rápidas dadas à equipe de TV:

    Atenção, atenção, Legey, manda o helicóptero subir, manda o helicóptero subir. Eu quero geral, não quero identificar nenhum carro. VT, deixa pronto aí a ultrapassagem. Vai voltar, Galvão, ao vivo, você. Transmissão normal!

    Boni revelou que, assim que a transmissão do Grande Prêmio do Brasil foi retomada, eles exibiram a ultrapassagem de Senna como se tivesse sido ao vivo. "Já tinha ultrapassado mais de 30 segundos antes", confessou o ex-poderoso da Globo, divertindo-se com a situação.

    Galvão Bueno, por sua vez, se mostrou ainda bastante impactado com a eficiência e agilidade do seu antigo colega de trabalho. "Pô, em 15 segundos ele fez isso", concluiu. Certamente, nos dias de hoje, com a internet, isso não seria mais possível, né? No entanto, esse é um acontecimento que entrou para o rol de histórias de Boni. Veja o vídeo:

    @oladobdeboni Uma das memórias com o incrível @galvaobuenooficial #oladobdeboni #galvãobueno #f1 #senna #formula1 #redeglobo ♬ som original - Boni

    Com uma corrida marcada por acidentes, chuva e mudanças de estratégias, o GP do Brasil de 1993 foi vencido por Ayrton Senna, graças à ultrapassagem decisiva que quase não foi mostrada para o público em casa. No final, uma cena inesquecível aconteceu: a torcida brasileira invadiu a pista e carregou seu ídolo nos braços!

    Senna, série da Netflix que acompanha a trajetória do herói brasileiro das pistas de F1, será lançada no dia 29 de novembro. Não perca!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top