Durante um breve período nos anos 1990, o Brasil – assim como o mundo – se rendeu ao carisma e talento precoce de Jordy, um cantor de apenas 4 anos que dominou as paradas de sucesso com seu hit “Dur Dur D’etre Bebe!” (É duro ser um bebê!, em português).
Nascido na França em 1988, Jordy mostrou desde cedo uma impressionante desenvoltura nos palcos, conquistando o público e tornando-se uma sensação internacional. Esse sucesso estrondoso lhe garantiu um lugar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1992, como o cantor mais jovem a alcançar o topo das vendas com um single.
Em poucos anos, o menino gerou milhões de francos, mas sua notoriedade não durou, e ele acabou caindo no esquecimento...
Sucesso nos programas de TV brasileiros
Por aqui, o sucesso de Jordy realmente explodiu em 1993. Naquele ano, o garoto veio ao Brasil e participou de programas de grande audiência na TV brasileira, como o Domingão do Faustão e o Fantástico, da TV Globo, além do programa Hebe, no SBT.
Durante sua participação no programa comandado por Hebe Camargo, o menino prodígio deixou a apresentadora boquiaberta com sua tranquilidade no palco. “Gente, é inacreditável o que está acontecendo aqui. Ele está absolutamente à vontade”, comentou Hebe ao microfone, enquanto assistia à performance do pequeno.
Além de apresentar seu grande sucesso “Dur Dur D’etre Bebe!”, Jordy também cantou “Alison”, outra faixa do álbum Pochette Surprise, que chegou a ganhar um clipe, mas não obteve o mesmo impacto de seu primeiro hit.
A desenvoltura de Jordy no palco foi realmente impressionante. Além de dançar, ele interagiu com a plateia, mantendo o público engajado durante quase 10 minutos de apresentação. Ao final da performance, Hebe o entrevistou brevemente em francês e se surpreendeu ao notar que todos estavam “completamente identificados” com ele – e ele, com o público.
Afastado da mídia
O sucesso de Jordy foi breve. Em 1994, o governo francês o proibiu de aparecer na mídia, sob alegação de que ele estaria sendo explorado por seus pais: o produtor do grupo de rock francês Rockets, Claude Lemoine, e a cantora e compositora Patricia Clerget.
A decisão ocorreu logo após uma empreitada malsucedida da família, que inaugurou La Ferme de Jordy (A Fazenda de Jordy), uma atração turística infantil com animais que acabou fracassando. Assim, o garoto retomou os estudos e, pouco tempo depois, foi emancipado.
Retorno aos holofotes
Em 2005, Jordy voltou a aparecer na mídia ao participar do reality show La Ferme Célébrités 2, a versão francesa de A Fazenda, com famosos no elenco. O ex-astro mirim, então com 17 anos, provou que não havia sido esquecido pelo público e venceu a competição graças à votação popular. Com a visibilidade que o programa lhe trouxe, ele tentou relançar sua carreira.
Em 2006, ele lançou um single e uma autobiografia intitulada Je ne suis plus un bébé (Não sou mais um bebê), fazendo uma referência à sua canção de maior sucesso. No livro, revelou que seu pai, desempregado e atolado em dificuldades financeiras, havia desperdiçado a fortuna acumulada. O dinheiro que deveria ter recebido ao atingir a idade adulta simplesmente desapareceu; sua conta bancária estava vazia, e os royalties haviam acabado.
Sei perfeitamente que tive de perceber a fraude por mim mesmo, para poder medir até que ponto fui enganado e traído por meu pai
Os laços entre pai e filho foram imediatamente cortados e o caso virou um escândalo na época. Em 2009, Jordy venceu um processo judicial contra sua antiga gravadora, a CBS Records International, que havia explorado seus títulos sem lhe pagar royalties. Com o montante – 820 mil euros –, pagou os estudos e se matriculou na ISTS, escola que forma engenheiros de som.
Em sua trajetória para voltar ao estrelato, Jordy também deu seus primeiros passos como ator na série de TV Sous le soleil. Além disso, fundou um grupo musical chamado Jordy and the Dixies, com a qual lançou um álbum em 2008. Apesar de todos os esforços, o sucesso que ele conhecera na infância nunca mais se repetiu da mesma forma.
Como Jordy está hoje em dia?
Atualmente com 36 anos, o ex-astro mirim é pai de dois meninos, Milo (7) e Marceau (4), e leva uma vida discreta ao lado deles e de sua mulher, Marion Le Strat. Longe das redes sociais, ele prefere manter-se afastado dos holofotes que embalaram sua infância.