Minha conta
    Animação desaparecida de Oswald, precursor de Mickey Mouse, é encontrada no Japão

    O curta do Coelho Sortudo foi perdido em 1928.

    Mickey Mouse é como se fosse meio-irmão de um coelho, Oswald, O Coelho Sortudo. O personagem foi criado em 1927 por Walt Disney, no entanto, acabou perdendo seus direitos autorais, o que fez criar o Mickey.

    Com isso, a companhia só readquiriu os direitos do coelhinho em 2006 e agora uma animação do personagem perdida em 1928 foi encontrada no Japão. A Disney desenvolveu, no total, 26 curtas-metragens de Oswald e uma dessas foi encontrada na coleção de Yasushi Watanabe, um pesquisador de 84 anos.

    Apaixonado por animação, ele adquiriu o episódio, intitulado "Neck 'n' Neck", por 500 ienes (cerca de 4 euros na conversão atual) em uma banca na cidade de Osaka e passou anos sem saber seu valor histórico.

    Sua suspeita começou em 2017, quando descobriu no livro "Oswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons", de Dave Bossert, que sete curtas de Oswald estavam desaparecidos.

    Neste momento, achou que a animação que comprou há mais de 70 anos poderia ser uma das produções perdidas e decidiu procurar o jornal japonês Asahi para confirmar sua autenticidade com Bossert, produtor na Disney durante anos.

    "Estamos absolutamente encantados de saber que existe uma cópia do filme perdido", disse ao Asahi a diretora dos Arquivos, Becky Cline.

    O Neck 'n' Neck original tinha cinco minutos de duração, mas foi cortado em dois minutos para a versão de 16mm vendida para uso doméstico. "Como fui fã de Disney durante muitos anos estou feliz de ter podido desempenhar um papel nessa descoberta", disse Watanabe.

    A publicação ainda afirma que agora o curta se encontra no arquivo cinematográfico Kobe Planet Film.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top