Além da violência, uma marca constante da filmografia de Martin Scorsese é a espiritualidade, geralmente abordando temas como culpa e um conflito de seus personagens diante do crime e religião (como em Caminhos Perigosos).
O próximo lançamento do diretor, que inclusive passou um ano como seminarista e pensava em se tornar padre, lida com tais tema de forma direta e, por isso mesmo, será exibido primeiro para 400 padres jesuítas em Roma.
O drama Silence, baseado no romance do escritor japonês Shusaku Endō, terá uma première para religiosos católicos. O evento será realizado no final deste mês de novembro e foi costurado pelo padre James J. Martin, um padre jesuíta e escritor que serviu como consultor para assuntos religiosos do filme.
Silence traz Andrew Garfield e Adam Driver no papel de dois jovens padres jesuítas portugueses que viajam para o Japão atrás do mentor de ambos, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson). Ambientado na primeira metade do século XVII, o longa lida como temas como perseguição religiosa e perda da fé.
A estreia do filme no Brasil está marcada para o dia 26 de janeiro de 2017.