Quando o primeiro filme Star Wars foi lançado nos cinemas em 1977, ninguém poderia imaginar quão grande seria o impacto do espetáculo espacial. George Lucas estabeleceu padrões completamente novos para o cinema de grande sucesso e ficção científica com Episódio IV: Uma Nova Esperança. O longa também marcou o ponto de partida para uma franquia que ainda hoje é incrivelmente popular, e que agora cresceu para incluir três trilogias de cinema, vários spin-offs e inúmeras séries.
Temos a agradecer a Star Wars por outro marco do gênero: Alien, o 8º Passageiro, a primeira parte da lendária saga de terror sci-fi, lançada em 1979, e que recentemente cresceu com Alien: Romulus.
45 anos depois, Alien Romulus revisitará a cena mais impactante da saga de ficção científica de Ridley ScottPara Ridley Scott, Alien foi apenas seu segundo longa. Anteriormente, ele só havia dirigido o drama histórico, Os Duelistas – que recebeu muitos elogios da crítica e um prêmio de estreia no Festival de Cinema de Cannes, mas fracassou miseravelmente nas bilheterias.
Scott planejou originalmente trazer o mito de Tristão e Isolda para a tela. O roteiro já estava escrito e os preparativos para as filmagens poderiam começar. Mas então houve uma batida na porta da Scott Free Productions, a produtora de Ridley Scott e seu irmão, Tony Scott (Top Gun - Ases Indomáveis).
“Eu nunca tinha visto nada assim antes”, lembrou Ridley Scott à Wired. “Fiquei completamente maravilhado. Star Wars mudou completamente meu cérebro. Tanto que saí do cinema e pensei: ‘Por que diabos estou fazendo um filme sobre Tristão e Isolda? As coisas estão mudando! Hora de começar a trabalhar!”
Ridley Scott foi apenas a quinta escolha para Alien
Por sorte, o futuro diretor de Gladiador (que até hoje descarta categoricamente dirigir ele mesmo um Star Wars) recebeu pouco depois uma oferta da então 20th Century Fox, produtora de Star Wars: “Seis semanas depois que vi Star Wars, eles me ofereceram Alien. Eu fui a quinta escolha do estúdio.”
Como de costume, o próprio Scott fez os desenhos do storyboard do filme e se reuniu com executivos do estúdio, que ficaram impressionados com seus designs visuais e rapidamente dobraram o orçamento planejado. Como é sabido, isto valeu a pena: Scott não só criou o longa de maior sucesso do ano depois de Rocky 2 - A Revanche e 007 Contra o Foguete da Morte - mas também um clássico para a eternidade que se revelaria não menos influente do que seu grande modelo.
Tanto Star Wars quanto Alien estão disponíveis no Disney+, além de outros filmes bons para assistir depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!