Com o avanço dos serviços de streaming, é inegável que o modo de ver televisão mudou. Canais que, no passado, abraçavam um grande público, hoje enfrentam uma queda na audiência. Justamente por isso, a The Walt Disney Company decidiu encerrar as transmissões de seis canais disponíveis no catálogo de TVs por assinatura do Brasil.
Entre os que se despedirão do público daqui a pouco mais de dois meses está o Disney Channel, que, com seus inúmeros programas de sucesso, marcou a infância e a adolescência de muitas pessoas.
Quais canais da Disney sairão do ar?
De acordo com coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, o conglomerado Disney tomou essa decisão na última segunda-feira (2). Com exceção da ESPN, que ainda marca bons pontos de audiência devido à transmissão ao vivo dos jogos de futebol, sairão do ar: Star Channel, Cinecal, FX, Nat Geo, Baby TV e Disney Channel.
Os canais citados terão suas transmissões encerradas em fevereiro de 2025, e serviços como Claro e Sky já foram informados da mudança. A ideia da marca é fortalecer o seu próprio streaming, o Disney+, que contará com os conteúdos dos canais em seu catálogo. Em nota, o grupo explicou o motivo do encerramento:
Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025. Essa decisão inclui o encerramento dos canais Star Channel, Cineal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, sem impactar nossos canais esportivos.
Brasileiros lamentam o encerramento do Disney Channel
Apesar de ter sido noticiado que seis canais serão descontinuados, foi o encerramento do Disney Channel que mais mexeu com a internet. Afinal, o canal foi responsável por transmitir programas e séres que marcaram gerações, como Hannah Montana, As Visões da Raven, Os Feiticeiros de Waverly Place e Zack e Cody: Gêmeos em Ação.
Nas redes sociais, já é possível encontrar várias pessoas demonstrando nostalgia com o fim do canal. A despedida do Disney Channel trouxe à tona uma onda de sentimentos, com muitos se apegando às lembranças dos programas que marcaram suas vidas.
Disney Channel não será encerrado nos Estados Unidos
Apesar do clima de despedida aqui no Brasil, o Disney Channel seguirá em atividade nos Estados Unidos. De acordo com o Times Now News, apesar de haver, sim, uma intenção de fortalecer o streaming, não há nenhuma indicação de que o Disney Channel será fechado em solo norte-americano. Segundo as informações, o canal segue sendo um forte braço do grupo Disney e continua registrando uma boa audiência.
Na Austrália, Itália, Reino Unido, Coreia do Sul e em toda a região do Sudeste Asiático, o Disney Channel já não é mais transmitido. Assim como no Brasil, França e Espanha também devem se despedir do canal até o início de 2025. É, sem dúvida, o fim de uma era. Contudo, vale lembrar que todas as produções do canal estão disponíveis no Disney+.