Você seria capaz de escolher entre as duas pessoas mais importantes do mundo para você?
Nova York. Anos 40. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Stingo (Peter MacNicol) acaba de se mudar para um novo apartamento em Manhattan e lá conhece Sophie (Meryl Streep), uma imigrante polonesa que sobreviveu a um campo de concentração durante o Holocausto e que vive com Nathan (Kevin Kline), um judeu americano com quem Stingo também desenvolve uma amizade. Stingo acaba se apaixonando por Sophie, que sempre se mantém misteriosa, e, à medida que a conhece, descobre detalhes impactantes sobre uma terrível experiência passada que a acompanhará para sempre.
Dirigido e escrito por Alan J. Pakula e lançado em 1982, passaram-se 42 anos desde A Escolha de Sofia, mas o drama do pós-guerra não é apenas um dos filmes mais dolorosos que vimos no século XX, mas, 42 anos depois, seu desfecho continua nos destruindo.
Adaptação do romance homônimo de William Styron de 1979, o filme sempre será lembrado pela experiência dilacerante que sua protagonista teve que enfrentar: um dilema ético que se tornou seu segredo mais bem guardado e que, ainda hoje, lembramos quando enfrentamos uma escolha impossível.
O filme foi indicado a cinco prêmios Oscar naquele ano, embora tenha levado apenas um: o que reconhecia a incrível interpretação de Meryl Streep, que ganhou o segundo Oscar de sua carreira - o primeiro como Melhor Atriz Principal - por sua interpretação de Sophie Zawistowski. Um papel que Streep quis interpretar desde o momento em que soube de sua existência.
Duas horas e meia que continuam nos destruindo quatro décadas depois, mas que voltam a fazer um retrato sobre os terrores de um dos piores males da história da humanidade.
A Escolha de Sofia está disponível para aluguel e compra digital no Prime Video ou Apple TV.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!