Algumas histórias parecem tão irrealistas que dificilmente alguém acreditaria que são baseadas (mesmo que parcialmente) em fatos reais. É verdade que o enredo do filme de ação e ficção científica Heróis, de 2009, é completamente fictício, mas realmente existia uma organização governamental dos EUA que tentava treinar pessoas com poderes psíquicos.
Qual é a história de Heróis?
Kira Hudson (Camille Belle) é uma jovem com poderes telepáticos. Ela rouba uma substância secreta de uma misteriosa agência denominada Divisão e busca a ajuda de Cassie Holmes (Dakota Fanning), que possui clarividência, e Nick Grant (Chris Evans), que consegue mover objetos usando apenas a força do pensamento.
Mas enquanto a Divisão tenta recuperar seu experimento, um grupo de gângsteres de Hong Kong, também com poderes paranormais, procura se apoderar do poderoso frasco, colocando em risco a vida de todos os envolvidos.
Sim, realmente havia uma unidade do governo dos EUA que estudava o sobrenatural
Só para reiterar: os acontecimentos do filme não são baseados em fatos reais. No entanto, a força governamental Divisão tem um modelo real: o projeto Stargate.
Nos EUA, a CIA e o Exército têm tentado explorar o potencial de pessoas com dons psíquicos desde a década de 1970. Tudo isso foi cancelado e desclassificado em 1995, portanto, não é mais um segredo, mas foi oficialmente admitido.
Os pesquisadores trataram principalmente do avanço da chamada “visão remota”. Isso se refere à ideia de que seria possível observar eventos distantes usando o poder da própria mente. Mas é claro que isso não funcionou. Se tudo isso parece familiar, o filme Os Homens que Encaravam Cabras gira exatamente em torno da mesma unidade.
Atualmente, o filme com Dakota Fanning e Chris Evans pode ser assistido na Apple TV.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!