Minha conta
    Um filme dos anos 90 tem o recorde de maior fracasso de bilheteria da história: Mas há outro da Disney que perdeu ainda mais dinheiro
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Geena Davis e Matthew Modine tiveram a duvidosa honra de estrelar um dos maiores fracassos de todos os tempos.

    Goste ou não, a bilheteria tem um papel fundamental na indústria cinematográfica. Algumas falhas são desconhecidas e outras... você pode vê-las chegando. O filme com a duvidosa honra de deter o recorde do Guinness de maior fracasso de bilheteria foi lançado na década de 90 e para os criadores foi a crônica de uma morte anunciada.

    Os números mostram um verdadeiro desastre. O recorde (que ocorreu em 2012, apesar do filme ser de 1995) marca que do orçamento estimado em 98 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 10 milhões. Uma perda sem precedentes de 90% do seu orçamento.

    Se trata de A Ilha da Garganta Cortada (1995) e era uma aventura pirata, anos antes de Piratas do Caribe chegar aos cinemas, estrelada por Geena Davis e Matthew Modine, dois atores que não eram muito grandes nas bilheterias da época – e que, em parte, estão associados ao fracasso. Mas não é justo sobrecarregá-los com toda responsabilidade.

    A Ilha da Garganta Cortada
    A Ilha da Garganta Cortada
    2h 03min
    Criador(es): Renny Harlin
    Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella
    Usuários
    3,7

    A Carolco Pictures, produtora responsável por Rambo - Programado para Matar e Showgirls, já estava em situação financeira crítica quando fez A Ilha da Garganta Cortada. O filme de aventura foi a última aposta desesperada antes de falir, mas eles gastaram tanto dinheiro para fazê-lo que não puderam pagar uma campanha de marketing poderosa.

    Seu próprio diretor, Renny Harlin, admitiu ter "implorado ao estúdio para não fazer o filme", ​​o que foi justificado pela presença de Michael Douglas no papel de Modine antes de deixar o projeto. Geena Davis se sentiu intimidada por ter que carregar o peso do filme numa época em que as protagonistas femininas eram uma anomalia em Hollywood.

    A Ilha da Garganta Cortada merecia esse destino? Muitos dizem que não. O filme foi considerado ao longo do tempo um filme fracassado em vários aspectos, mas muito divertido, com sequências de ação bem filmadas que valem a pena assistir.

    “Uma escolha terrível que os afundou”: Como um estúdio foi à falência após recusar filme de Arnold Schwarzenegger

    Disney perdeu ainda mais dinheiro com um fracasso de aventura

    Disney

    Características que também foram compartilhadas pelo filme que, apesar de não ter recordes do Guinness, é popularmente considerado um dos maiores fracassos de bilheteria da história: John Carter: Entre Dois Mundos (2012). O filme da Disney teve um orçamento de US$ 263 milhões, em grande parte inflacionado devido às refilmagens.

    O filme arrecadou US$ 283 milhões internacionalmente. O que representa um prejuízo se levarmos em conta que o estúdio, além de gastar 100 milhões em sua campanha de marketing, precisou de quase o dobro do seu orçamento para ter lucro. Isso serviu para demitir o chefe do estúdio na época, Rich Ross, e, claro, cancelar a sequência planejada.

    Até hoje continuam discutindo as razões deste fracasso para aquele que também foi um filme geralmente discutível. Sua campanha de marketing descentralizada e a falta de conexão dos espectadores com a marca são dois motivos comumente apresentados.

    *Conteúdo global AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top