No passado, era mais comum que os sucessos não fossem imediatos. Mesmo que houvesse um grande investimento e um astro de cinema notável no comando, o objetivo era esperar que o filme encontrasse um público gradualmente, semana a semana, e acabasse se tornando um verdadeiro fenômeno.
Nos anos 80, os sucessos de bilheteria imediatos coexistiam com filmes como A Testemunha, que, por meio do boca a boca, tornaram-se filmes de sucesso. Hoje, esse filme com Harrison Ford, dirigido por Peter Weir, é um clássico absoluto do gênero suspense, mas infelizmente só pode ser encontrado no catálogo pago da plataforma da Microsoft.
Rachel Lapp é uma mulher que vive no estado da Pensilvânia, dentro da chamada comunidade "Amish", caracterizada por sua simplicidade, sua austeridade, sua relutância em adotar um estilo de vida moderno e sua grande fé na religião cristã anabatista. Quando Rachel decide fazer uma viagem com seu filho Samuel para visitar um parente distante, nada a fazia pensar que sua vida seria virada de cabeça para baixo.
O menino é a única testemunha de um assassinato cometido nos banheiros de uma estação onde eles param para uma transferência. John Book será o detetive encarregado de esclarecer o estranho caso. Ele logo percebe que os assassinos, que sabem que Samuel testemunhou o crime e que ele é o encarregado de investigá-lo, querem acabar com suas vidas. Quando decide ir para a opaca comunidade cristã após uma tentativa de assassinato, Book percebe que não é um lugar tão pacífico quanto imaginava.
O roteiro do filme circulou em Hollywood durante anos, inicialmente mais focado na vida da comunidade Amish. Aos poucos, foi ganhando um tom mais de suspense policial, a fim de atrair a atenção de atores como Harrison Ford. Weir foi inicialmente abordado e rejeitou o projeto como "outro filme policial".
O neo-noir dos anos 1980
Mas o australiano acabou concordando e forneceu a chave para que A Testemunha funcionasse de forma sensacional. Com uma atmosfera bem anos 80, mas muito crua, é um exercício angustiante de neo-noir em que a tensão está sempre presente. O filme consegue até mesmo realizar trechos peculiares, como o fato de Ford se integrar à comunidade para realizar várias tarefas.
É claro que Ford mostra aquele carisma especial que o tornou um astro absoluto além das grandes franquias como Star Wars ou Indiana Jones. Um puro exercício de intriga e suspense, o filme analisa a corrupção arraigada na força policial e acabou arrecadando mais de 100 milhões de dólares nas bilheterias. O filme também triunfou no Oscar, com 8 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Ford. Um grande sucesso.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!