Minha conta
    Este é um dos melhores filmes dos anos 80 e se tornou um fenômeno
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O suspense cult dirigido por Peter Weir garantiu uma indicação ao Oscar para Harrison Ford.

    No passado, era mais comum que os sucessos não fossem imediatos. Mesmo que houvesse um grande investimento e um astro de cinema notável no comando, o objetivo era esperar que o filme encontrasse um público gradualmente, semana a semana, e acabasse se tornando um verdadeiro fenômeno.

    Nos anos 80, os sucessos de bilheteria imediatos coexistiam com filmes como A Testemunha, que, por meio do boca a boca, tornaram-se filmes de sucesso. Hoje, esse filme com Harrison Ford, dirigido por Peter Weir, é um clássico absoluto do gênero suspense, mas infelizmente só pode ser encontrado no catálogo pago da plataforma da Microsoft.

    Rachel Lapp é uma mulher que vive no estado da Pensilvânia, dentro da chamada comunidade "Amish", caracterizada por sua simplicidade, sua austeridade, sua relutância em adotar um estilo de vida moderno e sua grande fé na religião cristã anabatista. Quando Rachel decide fazer uma viagem com seu filho Samuel para visitar um parente distante, nada a fazia pensar que sua vida seria virada de cabeça para baixo.

    O menino é a única testemunha de um assassinato cometido nos banheiros de uma estação onde eles param para uma transferência. John Book será o detetive encarregado de esclarecer o estranho caso. Ele logo percebe que os assassinos, que sabem que Samuel testemunhou o crime e que ele é o encarregado de investigá-lo, querem acabar com suas vidas. Quando decide ir para a opaca comunidade cristã após uma tentativa de assassinato, Book percebe que não é um lugar tão pacífico quanto imaginava.

    Paramount Pictures

    O roteiro do filme circulou em Hollywood durante anos, inicialmente mais focado na vida da comunidade Amish. Aos poucos, foi ganhando um tom mais de suspense policial, a fim de atrair a atenção de atores como Harrison Ford. Weir foi inicialmente abordado e rejeitou o projeto como "outro filme policial".

    O neo-noir dos anos 1980

    Mas o australiano acabou concordando e forneceu a chave para que A Testemunha funcionasse de forma sensacional. Com uma atmosfera bem anos 80, mas muito crua, é um exercício angustiante de neo-noir em que a tensão está sempre presente. O filme consegue até mesmo realizar trechos peculiares, como o fato de Ford se integrar à comunidade para realizar várias tarefas.

    É claro que Ford mostra aquele carisma especial que o tornou um astro absoluto além das grandes franquias como Star Wars ou Indiana Jones. Um puro exercício de intriga e suspense, o filme analisa a corrupção arraigada na força policial e acabou arrecadando mais de 100 milhões de dólares nas bilheterias. O filme também triunfou no Oscar, com 8 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Ford. Um grande sucesso.

    A Testemunha
    A Testemunha
    Data de lançamento 15 de abril de 1985 | 1h 52min
    Criador(es): Peter Weir
    Com Harrison Ford, Kelly McGillis, Josef Sommer
    Usuários
    4,1

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top