Parte do imaginário popular, Mickey Mouse é um dos grandes símbolos da cultura pop. Sua identidade visual definitiva, com as orelhas alinhadas simetricamente, sempre remetem ao império de Walt Disney e todos os universos criados por um dos maiores estúdios da história do cinema.
Embora tenha seu rosto e características bem definidas hoje, o mascote da empresa passou por diversas reformulações ao longo do seu primeiro século de existência. Suas primeiras versões foram todas em preto e branco, de acordo com os termos da época, obviamente, e já no período conquistou a indústria e o público.
Mickey Mouse acaba de virar domínio público, mas a Disney tem um problema ainda MAIOR com suas animaçõesDiferente do que muitos imaginam, a primeira aparição colorida de Mickey não foi no curta The Band Concert, mas em uma animação feita especialmente para a cerimônia do Oscar, na 5ª edição da honraria, em 1932. Nela, suas luvas eram amarelas e ele usava shorts verdes.
O registro acompanhava Mickey Mouse e seus amigos em um desfile de estrelas de Hollywood, com destaque aos indicados a Melhor Ator e Melhor Atriz. Além do personagem, Minnie Mouse, Clarabela e alguns outros rostos conhecidos do estúdio apareciam. Pluto, por exemplo, também aparece - e ele é cinza, não laranja.
Lançado em 2001 para o público, o curta foi exibido apenas no banquete da premiação. Hoje, tanto Parade of the Award Nominees quanto The Concert Balad estão disponíveis no Youtube.
Recentemente, a primeira versão de Mickey entrou em domínio público, possibilitando uma série de adaptações do ratinho da Disney. Ainda assim, a empresa segue com as versões atuais do personagem em suas produções e marketing.
Mickey Mouse assassino? Depois de Ursinho Pooh, este novo filme de terror vai traumatizar os fãs da Disney*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!