O dia 2 de fevereiro é o Dia da Marmota. Ou seja, o dia em que uma cidade inteira para para ver se a primavera está chegando ou se devem esperar um pouco mais. De acordo com a tradição de Punxsutawney (Pensilvânia), a marmota Phil sai de seu abrigo em uma área rural a sudeste da cidade, e olha ao redor. Dependendo de sua reação, são previstas mais seis semanas de inverno, se houver sombra, ou uma primavera mais cedo, se houver sol.
Esse é um dos festivais mais famosos da cidade, comemorado com música, comida e tudo mais. E também é o pano de fundo de Feitiço do Tempo, o filme de 1993 em que Bill Murray aprende (da maneira mais difícil) a ser uma pessoa melhor.
O ator interpreta um jornalista sarcástico e arrogante que vai a Punxsutawney para cobrir o Dia da Marmota. Seu personagem acaba preso em um looping em que revive o mesmo dia repetidamente, então ele começa a usar o looping a seu favor para flertar com sua colega de trabalho ou obter o maior lucro que puder. Mas, por fim, após algumas crises existenciais, ele começa a usar sua prisão temporária para fazer o bem para toda a cidade e gradualmente se torna uma pessoa melhor.
Bill Murray faz de tudo no filme: aprende a tocar piano, aprende francês, faz uma escultura de gelo, aprende sobre a vida de todos os habitantes da cidade... E isso leva tempo. Embora possa não parecer, seu personagem, Phil Connors, passa quase metade de sua vida revivendo o Dia da Marmota.
Levando em conta todos os cortes que são feitos, os diferentes dias que Phil é visto vivendo e a quantidade de momentos que ocorrem... O site WhatCulture calculou que Phil Connors passou um total de 33 anos e 350 dias no loop de Feitiço Do Tempo. Um total de 12.395 repetições do mesmo dia.
Isso leva em conta os 38 dias "completos" mostrados na tela e os 414 dias mencionados no filme. Esses cálculos também incluem algumas referências feitas pelo personagem de Murray, como "os seis meses, quatro ou cinco horas por dia" em que ele aprendeu a jogar cartas em um chapéu e os 11.931 dias em que aprendeu todo tipo de coisa.
Na época, o diretor Harold Ramis também fez seu próprio cálculo e estimou que o personagem de Bill Murray havia ficado preso em Punxsutawney por cerca de dez anos. Algum tempo depois, porém, ele mudou de ideia porque apenas uma década era muito pouco para o número de eventos que ocorrem no filme.
"É preciso pelo menos dez anos para se tornar realmente bom em alguma coisa. E considerando o tempo em que ele não faz nada e os anos perdidos que se passam, devem ter sido trinta ou quarenta anos", admitiu Ramis em 2009.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!