Quem está aqui há um tempo ou reassistiu recentemente aos filmes do Universo Cinematográfico Marvel percebeu que o Tenente James Rhodes, o melhor amigo do Homem de Ferro, foi interpretado por Terrence Howard no primeiro filme e depois foi vivido por outro ator.
Em Homem de Ferro 2, o militar Rhodes, conhecido como Máquina de Combate, passou a ter o rosto de Don Cheadle, ator que anteriormente tinha trabalhado em diversos filmes com autores de prestígio. Ele também havia sido indicado ao Oscar por estrelar Hotel Ruanda, o que o colocou na mira da Marvel na hora de escalar o papel para o primeiro filme.
Primeiro eles foram atrás de Howard, mas, para o segundo filme, ele exigiu um aumento salarial condizente com o que Robert Downey Jr. ganharia. A Marvel Studios, então, decidiu não pagar a quantia solicitada, optando pela polêmica decisão de não renovar com o ator e contratar Don Cheadle.
O estúdio ligou para Cheadle com uma oferta que ele teve que aceitar na hora, conforme narrada no livro "MCU: The Reign of Marvel Studios". Era um contrato de seis filmes, e ele teve que se comprometer com o projeto por uma década, aparecendo quando necessário.
Cheadle recebeu a ligação e uma hora para pensar na oferta, mas disse ao executivo de plantão que estava na festa de aniversário de sua filha, realizada em um local recreativo. O executivo da Marvel respondeu: “Ah! Então você tem duas horas”.
As duas horas seguintes foram as mais bizarras para o ator, discutindo os prós e os contras com sua esposa enquanto jogavam laser tag. Cheadle nunca havia feito um filme da Marvel antes, e sua esposa destacou isso para ele: "Ótimos efeitos especiais, voltados para todos os públicos. Você quer fazer algo assim?"
Segurando uma arma laser de brinquedo no meio do fliperama, o ator decidiu que sim, queria fazer a mesma coisa que estava fazendo na festa de sua filha, mas com um orçamento maior. Assim, acabou assinando um contrato de um milhão de dólares para o referido filme.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!