Entre recordes, adaptações de baixo orçamento, teorias para lá de bizarrase até mesmo estranhamento da própria produção diante do projeto, o filme Barbie marcou o ano de 2023 para sempre. Atualmente, é o 14º maior sucesso de todos os tempos, tornando-se também um fenômeno cinematográfico e um caso quase inédito na história recente de Hollywood.
Mas, em uma entrevista para a Empire (via Slashfilm), Greta Gerwig, diretora de Barbie, deixou claro que nada seria possível sem o lançamento de outra produção da própria Warner, dirigida por outra diretora: sim, estamos falando de Patty Jenkins e Mulher-Maravilha (Gal Gadot).
Sem comparação entre desempenho de outros filmes, não há como liberar o orçamento
Gerwig explicou em entrevista que Barbie ainda não tinha sinal verde para iniciar sua produção, muito menos receber um orçamento viável, e isso se dava por conta de uma estrutura bem antiga da indústria cinematográfica, que a diretora explica:
"Não havia nenhum precedente - não éramos capazes de citar qualquer coisa que eles chamam de comparação. No entanto, são com essas comparações que eles fazem os orçamentos e estimam os riscos nas bilheteiras. Mas eu sei que não teríamos conseguido fazer este filme se Patty Jenkins não tivesse feito Mulher-Maravilha.”
Ela se refere ao fato de que a produção de Mulher-Maravilha recebeu um orçamento significativo, diante de sua história e condições, sendo um apoio para as “comparações” citadas.
Apesar de ser de grande importância para uma análise da Warner, Mulher-Maravilha se refere a um filme de super-heróis, sendo inviável comparar a futura adaptação da famosa boneca da Mattel com o desempenho e orçamento do filme da guerreira amazona, já que, como bem pontuou Greta, "super-heróis têm sua própria categoria."
Porque em Hollywood, de fato, as "comps" (que podem ser traduzidas informalmente por "comparações") são feitas entre filmes da mesma categoria: super-heróis com super-heróis, terror com terror, etc.
Portanto, os produtores comparam o orçamento e as receitas do projeto que têm em mãos com um semelhante que já foi lançado para estimar se vale a pena financiá-lo e, se sim, até que ponto. E Barbie, até então, não se encaixava em nenhuma categoria e não podia ser comparada a nada no mercado hollywoodiano.
"Isso pode ser terrível": Diretora de Barbie teve que lutar por uma das cenas mais icônicas de Ryan GoslingMas o resultado de Barbie acabou ultrapassando o esperado e gerando um novo "comp", pois a Warner optou por lançá-lo com um orçamento substancial (cerca de 145 milhões de dólares) e arrecadou 1,44 bilhão de dólares em todo o mundo. Com o sucesso, o filme tornou-se a primeira "comparação" de sua categoria, segundo a própria diretora:
"O filme tornou-se um comp que outras pessoas podem usar agora, dizendo: 'Bem, funcionou'. É um personagem feminino, uma comédia, Noah Baumbach e eu a escrevemos, é dirigido por uma diretora, esse tipo de coisa é um grande orçamento e funcionou. Esperamos que isso ajude outros personagens femininos."
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