Embora O Regresso e o ator principal Leonardo DiCaprio tenham recebido muitos elogios da imprensa especializada por seu desempenho na odisseia de inverno pela vastidão dos Estados Unidos, a aventura histórica premiada tem um significado muito especial para os fãs de DiCaprio (e, em última análise, para o próprio DiCaprio).
Porque, por sua atuação como o caçador Hugh Glass, ele finalmente recebeu seu tão esperado Oscar em 2016, que muitos gostariam que tivesse sido por Gilbert Grape (1993), O Aviador (2003) ou Diamante de Sangue (2006), e não menos importante por O Lobo de Wall Street (2013). De qualquer forma, na quinta tentativa, finalmente chegou a hora e ele pôde levar para casa o prêmio de ouro, absolutamente merecido.
Atualmente, você pode assistir ao filme nas maiores plataformas de streaming do momento - um filme brilhantemente dirigido e que figura em diversas listas de melhores filmes de aventura de todos os tempos. Portanto, a recomendação é valida dependendo de quais assinaturas você tem. De qualquer forma, vale a pena conferir - na Netflix, Prime Video, Star+ ou HBO Max.
O REGRESSO: UMA EXPERIÊNCIA VISUALMENTE ARREBATADORA
O mestre diretor Alejandro Gonzalez Iñárritu (Birdman, 21 Gramas) nos leva aos EUA da década de 1820, ao oeste selvagem ainda praticamente intocado, onde os homens são implacáveis e a natureza ainda mais implacável.
Junto com o capitão Andrew Henry (Domhnall Gleeson) e seus companheiros, Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) explora o rio Missouri. A expedição pela inóspita paisagem de inverno exige muito dos homens quando Glass é atacado por um urso pardo do nada.
Glass sobrevive, mas o urso causa tanto estrago no aventureiro que seus companheiros (incluindo Tom Hardy e Will Poulter) não têm dúvidas: é apenas uma questão de horas, ou no máximo dias, até que Glass sucumba aos ferimentos. Assim, eles o deixam para trás, caído e desamparado em algum lugar no meio do nada, sem saber que a vontade de sobreviver de Glass o levará longe.
Embora DiCaprio (vencedor do Oscar), Hardy (indicado ao Oscar), bem como Gleeson e Poulter (ambos também excelentes) tenham desempenhos excelentes, O Regresso vive acima de tudo de sua produção implacável e visualmente impressionante.
Iñárritu filmou seu filme em uma natureza intocada, não apenas exclusivamente com luz natural, mas também em um frio congelante - e é exatamente por isso que a amarga luta pela sobrevivência de Glass e companhia se torna tangível para o público.
O Regresso não faz rodeios, em algumas cenas vai direto ao coração e à alma e, repetidamente, alcança uma intensidade quase insuportavelmente engraçada que é difícil de resistir.
“Experiência surreal”: Leonardo DiCaprio já quase perdeu a vida 3 vezes - inclusive após um acidente de aviãoAs indicações ao Oscar por efeitos visuais, edição, som, maquiagem, figurino e design de produção também destacam as qualidades audiovisuais do filme. É claro que o diretor Iñárritu e o gênio da câmera Emmanuel Lubezki (Gravidade, Birdman, Filhos da Esperança, A Árvore da Vida) desempenham um papel particularmente importante nisso, criando uma sequência única de imagens que é difícil de ser superada em termos de esplendor e impacto.
A crítica oficial do AdoroCinema atribui a excepcional nota máxima de 5 estrelas para o longa.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!