Os primeiros segundos de cada produção da Columbia Pictures, possuem uma característica em comum: a presença da “dama da tocha”, abrindo todos os filmes desde 1922 - o que a torna, uma das pessoas mais vistas na história do cinema. E mesmo que o logotipo tenha mudado várias vezes em seus mais de 100 anos de história, a figura da “dama da tocha” continua preservada.
Mas, embora você com certeza já tenha visto ela por aí, muito provavelmente não imaginava que se tratava de uma pessoa real. Ironicamente, a mulher tem sua identidade conhecida por poucos, mesmo aparecendo em dezenas de filmes famosos, como os recentes O Pior Vizinho do Mundo e O Exorcista do Papa.
Trata-se da designer gráfica Jenny Joseph, que ao posar apenas uma vez para a colega de trabalho, a fotógrafa Kathy Anderson, não imaginava que estaria eternizada na história do cinema.
Em 1992, a Columbia Pictures pediu ao pintor Michael Deas, conhecido por seus retratos de presidentes e estrelas do cinema, que reformulasse a popular imagem. Para isso, Deas pediu a ajuda da fotógrafa Kathy Anderson para lhe dar imagens de referência. Kathy pediu, então, a sua colega de trabalho de um jornal de Nova Orleans, Jenny Joseph, que posasse em seu apartamento diante de um pano preto, usando uma túnica e segurando uma tocha.
Reza a lenda que Jenny foi escolhida porque, em consenso, acharam que a designer se parecia com a mulher da tocha presente nas versões anteriores da logo da famosa produtora. Jenny não era modelo, nunca tinha posado antes para uma câmera, nem voltou a fazer isso depois.
Todavia, só se sabe com certeza qual é a mulher que apareceu no logotipo da empresa nos últimos 27 anos. Mas quem apareceu antes nessa mesma posição? É muito complicado determinar o nome das mulheres que seguraram antes a tocha, e de acordo com a Columbia Pictures, não há documentação para comprovar se algumas das mulheres que afirmam ter sido a "dama da tocha" estão dizendo a verdade.
Seria possível que nos anos trinta ou quarenta o artista se inspirasse em diferentes fotografias para desenhar a sua "torch lady", como é conhecida em inglês a figura que abre todos os filmes da produtora. Portanto, antes de Jenny Joseph, será difícil conhecer a identidade dessa figura sem nome, sem dados e sem história.