Dificilmente, alguém teria adivinhado, lá no início dos anos 2000, que a superestrela de luta-livre Dwayne Johnson se tornaria um dos astros mais populares de Hollywood. Protagonista de Adão Negro em 2022, um dos lançamentos mais aguardados do ano, The Rock tem uma lista conhecida de trabalhos, que incluem Velozes & Furiosos e Escorpião Rei. Mas um dos melhores filmes que ele já fez não é lembrado com tanta frequência.
Trata-se de Lutando Pela Família, filme de 2019 que está disponível no catálogo do Amazon Prime Video. A trama se baseia na história real da lutadora Saraya-Jade Bevis, interpretada aqui por ninguém menos do que Florence Pugh, que está em busca do sonho de se tornar uma estrela do WWE, mas, para isso precisa não apenas convencer seus pais, como também se adaptar a uma rotina intensa de treinos.
A grande familiaridade com o tema certamente ajudou The Rock em seu trabalho, que faz uma participação como ele mesmo no filme e também é produtor. O longa é assinado pelo ator e diretor Stephen Merchant, co-roteirista da versão britânica de The Office e parte do elenco de produções como Logan, The Big Bang Theory, JoJo Rabbit, entre outras.
Saraya Jade Bevis, hoje com 30 anos, adotou o apelido de Paige no ringue e acabou se tornando mundialmente famosa. No longa, vemos que ela não só quer mostrar ao mundo, mas a sua família, que tem o que é preciso para sair do remoto leste da Inglaterra para a WWE. Lutando Contra a Família mostra este caminho até lá, pavimentado com alguns obstáculos complexos.
Desde a primeira cena, fica claro que não estamos a caminho de um drama melancólico, mas, sim, de uma grande diversão: uma história sobre uma família de desajustados que são, ao mesmo tempo, tão incrivelmente desajustados e amáveis que você não pode deixar de se afeiçoar a eles de alguma forma. Em uma das cenas, por exemplo, o pai (interpretado por Nick Frost, de O Caçador e a Rainha de Gelo) separa seus filhos enquanto eles estão brigando apenas para explicar a eles como funciona um verdadeiro estrangulamento.
Falando nisso, a mãe, no filme, é interpretada pela estrela de Game of Thrones, Lena Headey. A parte mais emocionante está nos detalhes da dinâmica entre a família e o ambiente em que vivem, que envolve a projeção de sonhos pessoas na vida de outras pessoas, especialmente nos filhos.
É claro que é impossível não mencionar o talento de Florence Pugh, que vem sendo cada vez mais reconhecido ao longo dos últimos anos. Assim como em Midsommar, Adoráveis Mulheres e Viúva Negra, a atriz de 26 dá à sua personagem Paige muita personalidade.
Lutando Pela Família é um drama de amadurecimento animado e leve, com uma porção extra de emoção. Sem nada muito pesado ou fantasioso demais, é uma mistura empolgante de grandes sentimentos e diversão.