Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Mário
16 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 27 de junho de 2024
Um daqueles filmes cabeça de diretores que sabem o que é cinema. Mas a questão é que não se trata só de fazer o espectador pensar: é preciso causar sensações. Depois de assistir a O Homem Duplicado você vai pensar "O que acabei de assistir?" E vai se ver pensando sobre os simbolismos e as mensagens do filme. E isso é bom. Por outro lado, enquanto você estiver assistindo, não vai sentir nada a mais que uma tensão deveras fraca em algumas cenas que deveriam te proporcionar o máximo da tensão do filme. Ponto positivo aqui é que não passa das uma hora e meia. Bom filme para refletir e pensar; não muito bom para sentir a tensão que suspenses deveriam trazer. Contudo, ainda achei uma boa experiência.
Um bom suspense que te prende e te leva a teorizar a trama, porém ao chegar nos finalmentes, não chega. O filme termina em aberto, e não fecha as pontas soltas, oque não seria um defeito, em um filme com um bom roteiro, oque não é o caso deste filme.
Recebi indicação desse filme e posso afirmar que foi uma TOTAL PERDA DE TEMPO. Adoro filmes com margem para interpretação, filmes com plot twist, mas esse, se você está lendo isso antes de assistir, siga minha dica e nem dê o play. Totalmente sem sentido, embora a premissa seja muito boa. Nota 0, um dos poucos filmes que digo isso ):
Jake Gyllenhaal pega qualquer papel, logo, faz lixos como este e aquele Abutre, dentre outros. Às vezes acerta, mas quando ele fez aquela baixaria do Brokeback Mountain perdi a fé nele. Ele é Fanta.
Existem interpretações para o filme que são comuns, mas existem alguns detalhes subjetivos, que são interpretações individuais. Algumas interpretações possíveis: 6 meses de grávida, seis meses que não atua, ou seja, sua dupla personalidade começou 6 meses antes. Na verdade sua atuação teria passado de filmes tipo “b” para a criação de uma outra personalidade. Quem vivia o padrão que o ator tinha, não podia ser ator de filmes tipo “b”, deveria ter outra profissão ou ser bancado pela mãe. As aranhas representam mulheres, as vezes sua esposa traída, as vezes sua mãe. A aranha retraída ao final e a chave do bordel vip, dão a dica de que tudo vai se reptir. Há quem diga que o filme está fora de ordem, como a frase do início do filme: “Caos é a ordem não decifrada”. Colocando as cenas em sua ordem cronológica o filme será melhor entendido!? Não esquecer que o cartaz do filme traz a cidade montada sobre sua cabeça. Seria tudo pura imaginação? Cenas para serem entendidas: A marca do anel em seu dedo; o acidente com a notícia do mesmo pelo rádio; o encontro da esposa com o professor; o diálogo com a mãe “só tenho um filho”. Difícil Gyllenhaal fazer filme ruim! É para assistir de novo!
Denis Villeneuve é um cara diferenciado,desde Incendies ele vem crescendo mais e mais na indústria,seus filmes tem como destaque principal os enigmas e desenvolvimento de personagens é as vezes plot twists,aqui em O Homem Duplicado ele entrega um trabalho impressionante que te faz pensar.Um professor de história descobre a existência de um homem idêntico a ele, ele resolve ir atrás do homem e acaba envolvendo sua namorada e a esposa de seu sósia.Realmente é um filme para prestar atenção nos detalhes,o diretor faz um filme minimalista,plantando pistas no roteiro com seus diálogos que para quem for mais atencioso irá matar a charada lá pela metade do filme.Isso poderia ser ruim,mas o roteiro é tão bem pensado que existe coisas à mais para falar e é aí onde entra as metáforas,o filme é cheio delas e é nítido o empenho do Villeneuve em te deixar confuso com a trama,isso é muito fascinante pois além de tentar desvendar o mistério por trás do sósia,há também suas personalidades,seus demônios interiores que moldam o filme.É bem verdade que nem tudo é perfeito,por momentos o filme fica um pouco monótono e parece não progredir os personagens a montagem pir vezes é confusa também mas o que diferencia é a excelente atuação de Jake Gyllenhaal,o cara tem uma atuação impecável criando dois personagens distintos,acho que poderia ter sido mais reconhecido pelo trabalho.O Homem Duplicado é um filme fora da caixinha cheia de simbolismo e metáforas que pode desagradar alguns,mas se você investir na trama certamente vai adorar o resultado final.
O filme a princípio é bom, porém o final é sem nexo. Só fiquei com mais dúvidas do que aconteceu e oq poderia significar aquela Aranha no final. Me deixou decepcionada eu esperava mais.
O Homem Duplicado não é um filme com uma narrativa unilateral, com um começo, meio e fim delimitados, bem definidos e em ordem cronologica. Sendo assim, é um filme muito dificil de agradar a crítica e os demais espectadores. Entretanto, a obra remete algo presente em todas as manifestações artísticas; a interpretação individual de quem ver. O filme deixa o telespectador livre pra montar a sua própria interpretação do filme e dos fatos que nele acontecem.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade