![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/img/81/3a/813a2d5566db26de3affac438e28ae8d.jpg)
Os seriados mexicanos Chaves e Chapolin Colorado estão de volta à grade do SBT. Após longos quatro anos, os programas criados por Roberto Gómez Bolaños retornam à emissora responsável por torná-los populares no Brasil. A primeira exibição aconteceu no sábado (12), em homenagem ao Dia das Crianças. E apesar das altas expectativas, o público se mostrou incomodado com a edição dos episódios que foram ao ar.
Chaves estreou em 1973 e, até o ano de 2020, quando teve a sua exibição interrompida em vários países, foi exibido no SBT em diversos momentos e horários diferentes. Por se tratar de uma produção com mais de 50 anos, a emissora buscou o uso de Inteligência Artificial para melhorar a qualidade da imagem. Porém, os fãs não gostaram muito...
Uso da tecnologia foi percebido pelos fãs
Apesar de o SBT não ter confirmado o uso de IA nos episódios da série, o público acredita que esse tenha sido o artifício usado pela emissora. No X, antigo Twitter, o perfil Fórum Chaves, que conta com mais de 115 mil seguidores, fez uma seleção de cenas que estavam distorcidas e que apontam a aplicação de Inteligência Artificial.
"Foi nítido o uso de IA para dar um ganho de qualidade nos episódios, especialmente na cor. Essa edição foi feita pelo próprio SBT, em cima do lote que eles possuem. A Televisa fez a mesma coisa para essa volta, embora isso não tenha ocorrido em todos os episódios", disse o perfil em uma das postagens. Veja alguns exemplos:
"Essa cena da entrada do hotel foi a que mais me incomodou; fiquei o resto do episódio pensando nesse terremoto da câmera", disse um seguidor do conta. "Eu achei que era eu com problema de vertigem", observou outro.
É possível encontrar outros fãs reclamando da edição feita em Chaves e Chapolin:
[Atualização] Ao site CanalTech, o SBT confirmou o uso de IA para a restauração dos episódios. Apesar de manter o recurso, a emissora afirmou que está atenta aos feedbacks para melhorar a experiência do telespectador, com foco na "reprodução tal como foi captada".
Por que o SBT ficou sem exibir Chaves e Chapolin?
![](https://br.web.img3.acsta.net/img/19/1e/191ec3ee79c395a098fde467b7b8abae.jpg)
Antes de Chaves e Chapolin saírem do ar, em 2020, até a Globo (via Multishow) e a Amazon Prime, além do SBT, tinham adquirido os direitos das produções mexicanas. Porém, um embate judicial entre a Televisa e o Grupo Chespirito impediu que os episódios continuassem em exibição.
Isso aconteceu porque a Televisa é a dona das gravações dos episódios de Chaves e Chapolin, mas é o Grupo Chespirito, administrado por Roberto Goméz Fernández, filho de Bolaños, que tem o direito sobre os personagens e as histórias. Ou seja, a emissora mexicana precisa pagar um valor ao Grupo para continuar exibindo e vinculando os episódios.
Até então, o Grupo Chespirito havia pedido um aumento, que foi negado pela Televisa. Com isso, as produções saíram totalmente do ar. Felizmente, um novo acordo foi fechado entre as duas empresas, o que possibilitou o retorno de Chaves e Chapolin ao SBT. E, ao que tudo indica, Globo e Prime Video também estão considerando readquirir os direitos das séries.