Exibido no Brasil por quatro décadas, Chaves – que retornou ao SBT recentemente – acompanhou diversas gerações ao longo dos anos com seus personagens antológicos e seu humor ingênuo, marca registrada do seriado mexicano.
Um dos episódios mais lembrados pelos fãs é o que traz a música “Que bonita a sua roupa”, cantada por alguns dos moradores da vila, como o próprio Chaves (Roberto Gómez Bolaños), Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) e Quico (Carlos Villagrán) e Dona Florinda (Florinda Meza). Mas, e se eu te dissesse que a letra original da canção é bem diferente daquela que estamos acostumados a cantar? Saiba mais a seguir!
Música original não tem roupa bonita
Muita gente não sabe, mas a música “Que bonita a sua roupa” é mais uma excelente criação dos responsáveis pela dublagem brasileira de Chaves. Isso significa que essa versão, tão cantarolada pelos fãs da série, só existe aqui. Originalmente, a canção se chama "Que bonita vizinhança", ou seja, nenhuma roupa é elogiada!
A descoberta dividiu opiniões na internet. Em um post do Fórum Chaves (@ForumChaves) no X (antigo Twitter), há quem goste da mudança feita pela dublagem no Brasil, mas também tem quem reprove a adaptação. “Aliás, a letra dessa versão em português não faz o menor sentido!”, criticou um usuário. “Mas convenhamos que a tradução brasileira casou direitinho com a letra e acho que ficou até mais legal com a colocação da roupa”, elogiou outro.
Gostem ou não, é verdade que a alteração mudou completamente o sentido da música. Enquanto na versão original se canta “Que bonita vizinhança / Que bonita vizinhança / Nessa vila mora o Chaves / Com sua simplicidade / Como é lindo o nosso lar!”, na versão brasileira a letra ficou “Que bonita a sua roupa / Que roupinha muitcho louca / Nela é tudo remendado / Não vale nenhum centavo / Mas agrada a quem olhar!”.
Confira o vídeo da música com o áudio origina e tradução livre:
Outro momento curioso do clipe da música acontece quando Rubén Aguirre, o Professor Girafales, perde o ritmo dos pulinhos na escada e acaba atrapalhando Ramón Valdés, o Seu Madruga, que está no fim da fila. Por um instante, Ramón sai do seu personagem, desiste de um pulinho e ri da desenvoltura do seu colega!
Chaves, 40 anos no Brasil
2024 marca o 40º aniversário da exibição de Chaves no Brasil. A série de Chespirito (Roberto Gómez Bolaños) começou a ser transmitida em rede nacional pelo SBT em 1984. Desde então, tornou-se uma presença marcante na programação da emissora de Silvio Santos, conquistando uma legião de novos fãs a cada geração.
No final da década passada, o Grupo Globo negociou com a Televisa e adquiriu os direitos do seriado, permitindo que Chaves fosse exibido no Multishow, canal de TV paga pertencente à família Marinho.
No entanto, uma longa batalha contratual entre o Grupo Chespirito, administrado pelos herdeiros do comediante, e a emissora mexicana resultou na retirada de Chaves e Chapolin do ar em todo o mundo em 2020. Os dois programas retornaram este ano em alguns países, além de uma exibição especial no SBT durante o Dia das Crianças. Até o momento, não há notícias sobre um retorno definitivo à grade da emissora.