Em um dos episódios mais surreais da história da televisão brasileira, Silvio Santos, o icônico apresentador, causou um verdadeiro alvoroço ao sugerir que estava à beira da morte. O ano era 2003, e uma simples pergunta de uma repórter desencadeou uma sequência de eventos que viraram manchete por semanas a fio. Inclusive, uma matéria em pleno 2024, mais de 20 anos depois.
Tudo começou com Ana Carolina Soares, então jornalista da revista Contigo!, que decidiu seguir uma pista inusitada para encontrar o dono do SBT. "Oi, Silvio. Meu nome é Ana Carolina Soares. Há boatos de que você pretende se aposentar. É verdade?", perguntou ela, sem imaginar a resposta que viria a seguir.
Quando o patrão brincou com a morte
Do outro lado da linha, o próprio Silvio, conhecido por seu humor peculiar e suas tiradas inesperadas, respondeu de maneira surpreendente: "Vou me aposentar e morrer". A jornalista, inicialmente perplexa com a ironia da resposta, continuou a conversa, tentando entender a seriedade por trás das palavras do apresentador.
Ele não parou por aí. Continuou alimentando a história de sua suposta doença terminal, chegando ao ponto de mencionar recomendações médicas e o "ar excelente" de Orlando, onde estava morando na época, como recomendação médica para quem está “morrendo”. Para a repórter, era difícil levar a sério tais afirmações, dadas as brincadeiras habituais de Silvio Santos.
A confusão se intensificou quando a revista ficou em dúvida sobre a publicação da matéria. O dilema ético estava colocado: publicar ou não uma informação tão sensacionalista? Eventualmente, a decisão foi tomada e a história chegou às bancas, com a mídia toda repercutindo a possibilidade do então maior comunicador do país enfrentar seus últimos dias.
A reportagem não poupou esforços para investigar a veracidade das declarações. Paparazzis foram enviados para Orlando, em Miami, onde flagraram Silvio em atividades cotidianas, como compras em um supermercado, contradizendo suas próprias alegações de estar em uma cadeira de rodas.
Enquanto a controvérsia ganhava proporções cada vez maiores, o apresentador concedeu uma entrevista para seu pupilo e amigo, Gugu Liberato, que claro, trabalhava no SBT. No programa dominical, ele esclareceu que tudo não passava de uma brincadeira O patrão da emissora ainda elogiou Ana Carolina por ter captado a essência da sua ironia, e a revista "Contigo!" viu suas vendas dispararem naquela semana agitada.
Para Ana Carolina Soares, a repórter por trás da matéria que virou manchete nacional, o episódio não só se tornou uma lembrança inesquecível, como um emprego fixo. Quando a jornalista realizou a reportagem, ela era freelancer do veículo.
[Atualização] Silvio Santos, ícone da TV brasileira, faleceu hoje, 17 de agosto de 2024, aos 93 anos.