Mas oêêê, que essa história de alergia é essa? Pois é, Silvio Santos, o magnata da televisão brasileira, é conhecido por sua astúcia nos negócios e por transformar ideias inovadoras em grandes feitos. Um dos exemplos mais notáveis de sua visão empreendedora é a Jequiti, marca de cosméticos que se tornou um fenômeno de vendas no Brasil.
Fundada em 2006, a marca de cosméticos do Grupo Silvio Santos rapidamente se destacou no mercado de beleza, oferecendo uma ampla gama de produtos – desde perfumes e maquiagens até itens para cuidados com a pele. O que torna essa história ainda mais fascinante é o fato curioso e pouco conhecido de que Silvio Santos é alérgico a perfumes e sabonetes.
Contrariando as expectativas, o empresário não deixou a sua aversão pessoal impedir o sucesso da sua empresa de fragrâncias. Com uma estratégia inteligente de marketing, e aproveitando sua imensa popularidade na televisão brasileira, Silvio Santos conseguiu estabelecer um dos principais players do setor de cosméticos no país.
Alergia de Silvio Salvos já causou climão no palco
Devido à alergia de Silvio Santos, os convidados que iam nos programas do dono do SBT já sabiam da regra: o uso de perfumes era proibido dentro dos estúdios. Mesmo assim, alguns artistas passaram por constrangimentos, como a atriz e influenciadora digital Thaynara OG. Na ocasião, ela exagerou no perfume e teve que usar lenços umedecidos para aliviar o cheiro.
Já a cantora Valesca Popozuda também se perfumou e acabou tendo que se desculpar com o apresentador no palco do programa. Com seu jeito irreverente e paquerador, Silvio respondeu à funkeira: "Sabia que nem reparei? O seu não me deu alergia".
Sabão de coco: um item indispensável nas viagens
Em uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda, a filha de Silvio Santos, Silvia Abravanel, relembrou uma situação envolvendo a alergia do pai – além de noções de responsabilidade. Certa vez, ele pediu para que ela cuidasse de uma mala grande com muito cuidado, mas sem revelar o conteúdo. "Você vai cuidar dessa mala até o final da nossa viagem porque tem uma coisa muito séria. Essa mala é tudo para a nossa viagem", disse Silvio na época.
Quando chegaram ao destino final, em Orlando, ela devolveu a mala para ele. Em seguida, Silvio a chamou no quarto para revelar o que a filha ficou incumbida de proteger. "Era uma caixa de sabão de coco porque que ele é alérgico. Ele viajava e naquela época não tinha muitos sabonetes antialérgicos, né? Em cada viagem que fazia, levava sabão de coco. De coco mesmo. Não é sabãozinho fofinho", contou Silvia ao entrevistador.
Ela ainda comentou que não era uma caixinha de sabão pequena, mas sim uma caixa grande. Por conta da alergia, era o único que ele podia usar para tomar banho e lavar o cabelo durante as viagens em família.
Reações fortes a perfume geraram machucados
Mesmo com todos os cuidados, as fortes reações a perfume sempre rondam o apresentador. Silvio, já teve edemas no nariz e na língua, além de rouquidão e crises de rinite alérgica. Na década de 1980, com uma alergia cada vez mais severa, ele viajou para os Estados Unidos em busca de soluções eficazes. Um tratamento com vacinas lhe ajudou a aliviar os sintomas.