Há 40 anos, em 24 de agosto de 1984, um dos maiores fenômenos televisivos chegou ao Brasil, transformando para sempre a vida de milhares de pessoas. Chaves (originalmente El Chavo del Ocho), que naquela ocasião já era gigante em outros países da América Latina, estreou no SBT graças ao olhar atento e estratégico de Silvio Santos.
O saudoso rei da TV sempre acreditou na narrativa descontraída da obra e bateu de frente com diversos executivos de sua própria empresa para conseguir transmitir a atração mexicana para os brasileiros. Sempre visionário!
Os personagens memoráveis de Chaves
Quatro décadas depois, Chaves continua sendo um marco cultural, lembrado não só pelos fãs do seriado, mas por qualquer pessoa que tenha uma televisão. Deu certo, viu, Silvio!?
A comédia acompanha a história de um menino orfão de 8 anos que se envolve em várias encrencas e aventuras ao lado de seus amigos, Quico (Carlos Villagrán) e Chiquinha (María Antonieta de las Nieves).
O trio vive em uma vila cheia de personagens inesquecíveis, como o Seu Madruga (Ramón Valdés), que sempre está em dívida com o Senhor Barriga (Édgar Vivar), e Dona Florinda (Florinda Meza), eternamente apaixonada pelo Professor Girafales (Rubén Aguirre).
Dona Clotilde (Angelines Fernández), conhecida como Bruxa do 71, também é uma figura marcante, lidando com as travessuras das crianças e tentando conquistar a simpatia de Seu Madruga.
Também não dá para esquecer de Nhonho (Édgar Vivar), Popis (Florinda Meza), Jaiminho (Raul Padilla), Paty (Ana Lilian de la Macorra), Godinez (Horácio Gómez Bolaños)...
Certo, até agora só falamos do que todo mundo já está "careca" de saber, não é!? Pois bem, com a introdução nostálgica feita, prepare-se para descobrir algumas curiosidades sobre Chaves, o seriado que continua encantando a todo mundo!
1. Por que Bruxa do 71?
Angelines Fernández, a famosa Bruxa do 71, ganhou esse nome porque começou a trabalhar com Roberto Bolaños em 1971. O número do seu apartamento foi escolhido para fazer referência ao apelido e deixar tudo mais divertido.
2. De onde veio o nome Chavo?
No México, Chaves era conhecido como El Chavo del Ocho (O Menino do Oito, em tradução literal) porque o programa era exibido no canal 8. Quando a emissora mudou para o canal 9, a série ajustou o nome para refletir o número do lar do personagem.
3. Chaves não mora em um barril
Como explicamos no tópico anterior, Chaves morava na casa de número 8 da vila, mas ela nunca era mostrada durante os episódios! Em alguns momentos, o menino mencionava que dividia o apartamento com outra pessoa - que também nunca apareceu na série!
Assim, o barril funcionava apenas como um esconderijo para o travesso. Em várias cenas, quando ele tentava revelar a localização do apartamento, alguém sempre o interrompia.
4. Chaves não se chama Chaves (e nem Chavo)
Ao longo da série, o verdadeiro nome de Chaves nunca foi revelado, pois, assim como acontecia com a sua casa, ele era constantemente interrompido por outros personagens sempre que tentava falar sobre o assunto. Como mencionado na segunda curiosidade desta matéria, Chavo veio de "menino" (mas em tom pejorativo, de acordo com a gíria mexicana).
5. Chaves sem Chiquinha
A atriz que interpretava Chiquinha, Maria Antonieta de las Nieves, ficou grávida em 1974 - período em que gravava o seriado. Como sua personagem era uma criança, não fazia sentido algum ela aparecer para o público com um barrigão! Portanto, ela se afastou da trama, e a explicação dada na narrativa foi que Chiquinha havia ido morar com as tias no interior.
6. Chaves sem Quico
Carlos Villagrán, o Quico, saiu do programa na reta final. Na época, o ator recebeu uma proposta para trabalhar em outro seriado na Venezuela e, em Chaves, disseram que o personagem iria morar com uma madrinha. Os últimos episódios com o artista foram os do especial em Acapulco!
7. Dona Florinda namorou Chaves e Quico
Florinda Meza formou um casal com o professor Girafales na trama, mas, na vida real, a situação foi bem diferente... Antes de namorar e se casar com Bolaños, ela viveu um romance com Carlos Villagrán. Eita! Dizem as más línguas que os dois (Bolaños e Villagrán) chegaram a ficar afastados por muitos anos por conta dessa situação... Será!?
8. Tangamandápio existe mesmo!
Tangamandápio, frequentemente mencionada pelo carteiro Jaiminho, é uma cidade real no noroeste de Michoacán, México. Em 2012, a cidade inaugurou uma estátua em homenagem ao personagem que sempre tentava evitar a fadiga.
Chaves: 50 anos depois, relembre os atores que já morreram9. Chaves sem Chiquinha (de novo!)
Bolaños simplesmente se esqueceu de renovar os direitos da personagem Chiquinha, então Maria Antonieta de las Nieves passou a possuí-los em 1995. Dessa forma, as novas adaptações - como o desenho animado de Chaves - não incluem esse papel icônico. É mole, gente!?
10. Bochechas de Quico não eram enchimento
Muitas pessoas podem achar que Villagrán usava maquiagem e/ou enchimento para fazer as bochechonas características do personagem. No entanto, era ele mesmo quem conseguia enchê-las de ar e falar normalmente!
Olhar visionário de Silvio Santos trouxe Chaves para o Brasil há 40 anos
Sempre com uma visão intuitiva e excelente para negócios, Silvio Santos se interessou pela produção de telenovelas e seriados mexicanos, optando por firmar parceria com a Televisa, maior grupo televisivo do México. "Ele foi o primeiro a perceber a demanda que tinha por esse tipo de dramaturgia no mercado”, contou a jornalista e crítica de TV Edianez Parente ao portal CNN Brasil.
Apesar da resistência de alguns funcionários que duvidavam do sucesso de Chaves no Brasil, o apresentador insistiu. “Depois de duas horas de programa que ele batizou de ‘Chaves’, perguntou um a um o que achavam… Todos deram a mesma resposta: uma imagem lavada, sem qualidade técnica, pastelão, antigo e por aí foi”, recordou Rubens Passaro, gerente comercial do Grupo Silvio Santos, em suas redes sociais.
“Tendo a sua sensibilidade, o seu conhecimento e a sua visão desafiadas por todos nos executivos, ele respondeu: ‘Muito bem. Sou o dono, pago o salário de vocês e, se der errado a série, o prejuízo será meu e não de vocês. Já fechei o contrato e já está em processo de importação'”, concluiu. Eita! Isso que é visão!
Desde então, Chaves conquistou o coração dos brasileiros com seu enredo leve, divertido e cômico. Os personagens carismáticos, cujas dublagens foram aprimoradas no Brasil, ganharam uma legião de fãs que ainda hoje venera a série e seus atores. A importância do SBT na trajetória da produção foi tamanha que, após a morte de Silvio Santos, alguns dos principais artistas da série prestaram homenagens ao icônico apresentador.
Atores de Chaves fazem homenagens ao eterno apresentador do SBT
Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda no seriado, destacou em seu Instagram: "Agradeço por abrir a porta da alegria aos meus amados brasileiros com os programas Chespirito. Esse legado e tudo que você fez ficará para sempre no coração do Brasil e no meu. Adeus, amigo e por favor dê um abraço no meu Rober". Vale lembrar que ela era esposa de Roberto Gómez Bolaños, o criador e intérprete do Chaves.
Edgar Vivar, o Senhor Barriga, também se manifestou no X, antigo Twitter: "Gostaria de enviar meus mais sinceros pêsames pelo falecimento do Silvio Santos, especialmente aos familiares e a todos da família SBT. [...] Deixo aqui também o meu agradecimento por ele ter acreditado no nosso programa e ter aberto as portas do Brasil pra gente".
Por fim, o intérprete do Quico, Carlos Villagrán expressou com um vídeo, também no X: “Queridos amigos do Brasil, é com profunda dor que me uno a vocês, por sentir o falecimento de Silvio Santos. Gostaria de me despedir desse senhor, que foi uma lenda”. Emocionante!
É certo de que Silvio e Roberto devem estar lado a lado, fazendo uma grande festa no lugar em que estiverem! Ícones televisivos que sempre nos farão falta, mas que deixaram um legado admirável...