WandaVision
"WandaVision" é uma minissérie criada por Jac Schaeffer (que também atuou como roteirista principal) para o serviço de streaming Disney+, baseada na Marvel Comics com os personagens Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate e Visão (Elizabeth Olsen e Paul Bettany). É a primeira série de televisão do Universo Cinematográfico MCU produzida pela Marvel Studios, que tem ligações e continuidades diretas com os filmes da franquia, e se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato (2019). A série teve a direção de Matt Shakman (que também dirigiu séries como Succession, The Boys e Game of Thrones). A nova série da Marvel Studios segue Wanda Maximoff e Visão enquanto eles vivem uma vida pacífica e suburbana na cidade de Westview, Nova Jersey, até que sua realidade começa a se mover por diferentes décadas, fazendo o casal suspeitar que as coisas não são o que parecem.
Sem nenhuma dúvida "WandaVision" está entre as melhores séries de todo o universo MCU, e olha que eu nem sou um fã da Marvel, apenas tenho um grande apreço por todas as produções do estúdio. De fato a série é muita bem feita, muito bem elaborada, muito bem pensada e, principalmente, muito bem transplantada para a TV. Tem um roteiro muito bem amarrado, muito coeso com tudo que quer nos contar, pois inicialmente somos apresentados para o casal de super-heróis que possuem uma vida perfeita, mas que sempre estão se esforçando para levar uma vida normal e esconder todos os seus poderes dos seus vizinhos. E é exatamente este o ponto de maior acerto e de maior grandiosidade da série, a forma como somos mergulhados em seus primeiros episódios, como uma espécie de homenagem aos grandes sitcoms das décadas de 50, 60, 70, até os dias atuais, e sempre sendo filmados com a presença de uma plateia, o que definitivamente me surpreendeu demais, pois nunca tinha visto um trabalho desse porte no MCU.
Gostei muito da virada da série, pois inicialmente temos os primeiros episódios mais leves, mais extrovertidos, mais eufóricos, e do meio para o final a série já muda de tom, já fica mais dark, mais séria, mais profunda, nos relevando alguns segredos que estavam presos no passado e nos mostrando uma verdadeira mudança de personalidade do casal, principalmente na Wanda. Este foi um ponto que me surpreendeu positivamente, esta mudança que os personagens sofrem durante os episódios, o que culminou diretamente para toda a atuação que nos foi entregue.
Por falar em atuações: Elizabeth Olsen e Paul Bettany são o casal mais carismático do universo e o melhor casal da Marvel. Que simpatia, que química, que carisma, como são amáveis, divertidos, alegres, extrovertidos, espontâneos, impossível não se apaixonar pela dupla, principalmente nos episódios iniciais. Elizabeth e Paul já dominam os seus personagens há muito tempo e isto está mais do que explícito, pois aqui ambos entregam o que fazem de melhor em suas atuações divertidas e versáteis, e principalmente saindo do cômico e partindo para um lado mais tenso, mais sombrio, onde cada um acompanha às mudanças dos seus personagens com muita maestria e muita grandeza - que dupla, um casal incomum!
Em questões de elenco às produções Marvel sempre deram um show, e aqui não poderia ser diferente. Temos a Kathryn Hahn (A Visita do M. Night Shyamalan) que dá um verdadeiro show como a vizinha bruxa Agatha Harkness. Teyonah Parris (Se a Rua Beale Falasse) que fez um ótimo trabalho como Monica Rambeau. Kat Dennings (a estagiária de Jane Foster em Thor) como a Dra. Darcy Lewis, uma presença um tanto quanto satisfatória e sempre engraçada, assim como o próprio Randall Park (o oficial de Scott Lang em Homem Formiga e a Vespa) como Jimmy Woo. Evan Peters (que recentemente esteve em Mare of Easttown) como Pietro, irmão gêmeo de Wanda. Outro que tem uma presença bem inusitada na série, principalmente por todos os fatos que ocorreram para este retorno. Sem esquecer das ótimas presenças de Julian Hilliard e Jett Klyne, como Billy e Tommy, os filhos do casal.
Definitivamente "WandaVision" foi um grande acerto do Universo MCU. Aquela série leve, gostosa, divertida, prazerosa, que me prendeu e me deixou em um completo êxtase em todos os 9 episódios. Por falar em episódios: os dois primeiros são incríveis, por se passarem nas décadas de 60 e 70 e nos ser apresentados em preto e branco. Já os episódios 8 e 9 são os melhores de toda a série, por nos fazer revelações e nos envolver em um clima mais dark que culmina com um grande embate final.
Realmente a Marvel poderia ensinar esta fórmula mágica de se fazer um entretenimento tão bem feito como este para os outros estúdios. [01/06/2022]